Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NIC.BR COMEMORA CINCO ANOS ESTE MÊS

08/12/2010 01:00:00

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pela execução das iniciativas da Internet definidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), completa este mês cinco anos de atuação.

Por meio do Registro.br, o NIC.br é responsável pelo registro de domínios ?.br?, sua publicação internacional e a distribuição de números IP para o Brasil. Em dezembro de 2005, quando o NIC.br assumiu essa atividade, havia cerca de 850 mil domínios registrados. Em cinco anos, esse número passou para quase 2,3 milhões, o que mantém o Brasil entre os dez países com maior quantidade de domínios no mundo.

No mesmo período, outro setor do NIC.br, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)  recebeu mais de um milhão de relatos de ataques. O departamento é o responsável por catalogar e tratar ameaças envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil.

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Na primeira Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios), realizada em 2005, 25% dos brasileiros utilizavam a Internet com freqüência; a quinta pesquisa, divulgada em 2010 e referente a dados de 2009 apontou que esse número passou para 40%.

Já o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (CEPTRO.br) desenvolve projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, os Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br), a distribuição de hora legal brasileira (NTP.br), e o IPv6.br.

Acompanhando outra deliberação do CGI.br e seguindo os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. 

História
Essa estrutura teve início no final da década de 80, quando o Brasil obteve conexão às redes acadêmicas internacionais de computadores. O ?.br? foi registrado em abril de 1989 e a primeira conexão com a Internet ocorreu a partir de uma máquina na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no início de 1991. Em 1989, entrou em funcionamento o Registro.br. Nessa mesma época, os primeiros computadores pessoais começavam a ser tornar populares no mundo, mas eram ainda raros nas empresas nacionais e praticamente inexistentes nas residências.

A partir da primeira conexão à Internet, em 1991, a participação em eventos internacionais, como a ECO-92, no Rio, e a chegada da web no Brasil em 1993, crescia o interesse pela rede mundial de computadores. Em 1995, por meio de uma portaria interministerial, foi criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão que apóia e formaliza as atividades de gestão da rede .

A Internet cresceu rapidamente no Brasil e isso foi refletido, entre outros fatores, pelo ritmo do registro de domínios. Tornou-se necessário criar uma entidade independente, com personalidade jurídica específica, que tivesse condições de automatizar e aumentar as operações sob o ?.br?, buscando a auto-sustentabilidade e gerando recursos para atividades de apoio que o CGI.br quisesse implantar fora do âmbito da Fapesp.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar