Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APESAR DE FALHAS, GRAN TURISMO 5 É REALISTA E COMPLETO

06/12/2010 01:00:00

Após mais de cinco anos de espera, os fãs de jogos de corrida podem comemorar: Gran Turismo 5 finalmente chegou com exclusividade para o PlayStation 3 e cumpre a promessa de ser um dos simuladores mais realistas e completos já lançados.

Com corridas em mais de 60 circuitos diferentes, incluindo locações reais, como Roma e Tóquio, e traçados originais, GT5 apresenta também variadas condições climáticas e estilos de corridas. Em um momento, você disputa à noite, sob chuva intensa; em outro, vai madrugada adentro, vendo o sol nascer, e pode até mesmo disputar acirrados ralis, provas de derrapagem e corridas de kart.

O game brilha ao apresentar inúmeras opções de configuração, que permitem ajustar freios, suspensão, tipos de pneu e muito mais. Após as provas, é possível tirar fotos, aplicar filtros diversos e depois compartilhar com amigos por meio da rede on-line do PS3. Aliás, ainda pela internet, dá para competir em provas de até 16 pessoas simultaneamente.

A lista de carros apresenta mais de mil veículos disponíveis para pilotar, incluindo bólidos de diferentes épocas e várias categorias --desde carros de passeio e relíquias do passado até protótipos e veículos fictícios. Uma das opções, por exemplo, é o X1 Prototype, criado em parceria entre a produtora Polyphony Digital e a equipe Red Bull de Fórmula 1, inclusive com participação do campeão Sebastian Vettel no processo de desenvolvimento.

FALHAS

Mas nem tudo é perfeito. O tão aguardado sistema de danos, que mostra avarias nos carros conforme eles batem durante as corridas, é simplório e não vai além de alguns pequenos arranhões e amassados na lataria --mesmo após pancadas a mais de 300 km/h. O sistema on-line também é complicado e exige atenção para funcionar de maneira eficiente.

Para completar, é recomendável separar um bom espaço no disco rígido do PS3: o game sugere fazer instalação de parte do conteúdo para carregar dados mais rapidamente, o que pode ocupar até 10 Gbytes de espaço --em comparação, algumas das primeiras versões do videogame vêm equipadas com HD de apenas 40 Gbytes. O jogo funciona mesmo sem instalar isso tudo, mas aí o jeito é aguentar as telas de carregamento (os famosos "loadings") de até mais de um minuto.

SUCESSO MUNDIAL

A série Gran Turismo nasceu em 1997, ainda no primeiro PlayStation, e já vendeu mais de 57 milhões de unidades pelo mundo. Com versões também para PS2 e para o portátil PSP, é a franquia exclusiva da Sony mais lucrativa de todos os tempos.

No Brasil, Gran Turismo 5 tem lançamento marcado para o dia 7 de dezembro ao preço sugerido de R$ 199. O disco inclui português de Portugal como opção de idioma para os textos e narrações.

FICHA TÉCNICA

PRODUTORAS Polyphony Digital/Sony
PLATAFORMA PlayStation 3
QUANTO R$ 199
PONTOS POSITIVOS Simulação extremamente realista, gráficos em alta definição, imensa variedade de carros e de tipos de corrida
PONTOS NEGATIVOS Sistema de danos simples demais, modo on-line complicado, exige muito espaço livre no disco rígido para funcionar de forma ideal
SITE
gran-turismo.com
FAIXA ETÁRIA Livre
AVALIAÇÃO Bom
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar