Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BRASIL TEM DESEMPENHO PÍFIO EM COMPETITIVIDADE, ATESTA CNI

03/12/2010 01:00:00

Um relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que compara as condições de competitividade do Brasil com 13 países desenvolvidos e emergentes, mostra que o país está muito mal colocado em praticamente todos os quesitos avaliados. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, 02/12, no 5º Encontro Nacional da Indústria, em São Paulo,

Segundo a CNI, os países com os quais o Brasil foi comparado ? África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México, Polônia e Rússia ? foram escolhidos de acordo com características econômicas, sociais e de participação no mercado internacional.

De acordo com o estudo, nos quesitos que afetam diretamente a competitividade, o país está em 10º lugar em relação à disponibilidade e custo da mão-de-obra (na frente apenas da África do Sul); em último quanto a custos de capital; em 12º em infraestrutura e logística (à frente de Colômbia e Argentina); e em 13º no quesito carga tributária (à frente da Argentina).

Nos fatores que influenciam indiretamente a competitividade, o Brasil é o último em ambiente macroeconômico, 7º em ambiente microeconômico (atrás de Espanha, Canadá, Polônia, Índia, China e Coreia do Sul), último em educação (quesito que teve apenas nove países avaliados) e 8º em tecnologia (à frente de Chile, Polônia, África do Sul, Colômbia, México e Argentina).


 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar