Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EUA VÃO USAR NO AFEGANISTÃO BALA QUE EXPLODE EM CIMA DA CABEÇA DO INIMIGO

01/12/2010 01:00:00

O Exército dos Estados Unidos está prestes a implementar um novo tipo de tecnologia bélica em sua guerra no Afeganistão. Trata-se de uma arma que usa como munição uma bala com um chip interno, capaz de guiá-la em direção às cabeças de seus inimigos, provocando a explosão pouca acima deles, a uma altura pré-definida.

Por mais que pareça uma inovação digna de filmes de ficção científica, o XM25 é apenas a extensão lógica de algo que já existe há um bom tempo: comunicação por rádio e orientação por laser.

xm25_301

Cada bala com chip custa 25 dólares

Em desenvolvimento desde 2005 pela Allaint Techsystems, o XM25 alcança uma distância de até 2,3 quilômetros. Mas o que impressiona, de fato, é que a bala, de 25mm, é programada para explodir a um raio específico a partir do número de rotações que teve após sair da arma. Dessa maneira, o soldado consegue uma precisão muito maior, especificando, inclusive, em quantos metros ela será acionada.

O rifle XM25 custa 25 mil dólares e cada bala vale em torno de 25 dólares. Pode parecer uma fortuna, mas, quando comparados a produtos equivalentes, vê-se que a economia é significativa. Por exemplo, o US Javelin, um míssil de maior potência mas com o mesmo fim ? que também é usado pelo Exército britânico ? tem seu valor estipulado em 80 mil dólares.

Embora as notícias sobre a revolucionária arma já venham sido veiculadas há algum tempo, é a primeira vez que ela será testada em uma batalha real. O perigo para os norte-americanos é que, como a história ensina, depois de uma tecnologia como essa ser inventada, os inimigos não demoram muito para investigá-la e copiá-la. Armas com visão noturna e mísseis terrestres portáteis são bons exemplos disso, por terem sido usados pelos talibãs nas recentes batalhas no Afeganistão.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar