Uma pesquisa mostra que os fabricantes de smartphone terão de brigar feio para neutralizar a migração de sua base de usuários, já que 75% das pessoas que têm um aparelho desses pretendem mudar de sistema operacional na hora da troca.
A pesquisa, feita pela GfK, revelou que apenas um em cada quatro donos de smartphone pretendem ficar com o mesmo sistema operacional quando comprarem o próximo aparelho. O problema é que 56% deles sequer sabem qual sistema será o preferido no momento da compra.
Também causa surpresa que apenas 21% dos usuários de Windows Mobile tenham se mostrado fiéis à Microsoft, elegendo o Windows Phone 7 como seu próximo sistema.
Em contraste, 59% dos donos de iPhone pretendem continuar com a Apple - talvez por causa da natureza travada de seu ecossistema construído em torno do iTunes.
Ryan Garner, o analista responsável pela pesquisa, afirmou à PC Pro que "as pessoas querem mesmo manter suas opções em aberto. Houve uma explosão de novas escolhas no mercado durante o ano, com Android e Windows Phone 7. E as novas versões de Symbian, RIM e MeeGo que estão prestes a sair aumentarão ainda mais a possibilidade de escolha."
A GfK ouviu 2.653 usuários de celulares na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Espanha e China.
Fonte: IdgNow