Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SAIBA COMO AUMENTAR A DURAÇÃO DA BATERIA DO SEU SMARTPHONE

29/11/2010 01:00:00

O analista Ricardo Fernandes, 33, comprou um Motorola Milestone e, para poder usá-lo como gostaria, teve que montar um superesquema para não ser abandonado pela bateria do aparelho. Ele tem um carregador em casa, um no escritório e um no carro. Para completar, comprou duas baterias extras.

"Usei o aparelho e vi que, para um usuário assíduo, a bateria não dá conta. Adotei todas as soluções que eu consegui imaginar", disse.

Fernandes não está sozinho. As reclamações sobre as baterias dos smartphones são recorrentes.

O professor Sergio Penedo, da Faculdade de Engenharia da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), aponta os serviços de conectividade e as telas dos aparelhos como os grandes vilões do baixo desempenho de suas baterias.

"Pelo fato de usar serviços como 3G, Wi-Fi e Bluetooth, o aparelho está sempre fazendo uma varredura. Naturalmente, o tempo de duração da bateria tende a ser menor", explica. "As telas maiores, com sensibilidade ao toque e iluminação, também consomem muita energia."

Por isso, o professor recomenda que os serviços de conectividade sejam ligados somente quando o uso for necessário e que o brilho da tela seja ajustado para racionar o consumo de energia.

Também existem alguns aplicativos específicos que fazem o gerenciamento de energia. Os usuários do sistema Android, por exemplo, podem usar o Battery Booster (bit.ly/batteryboos), que ajuda no gerenciamento da vida da bateria.

Donos de iPhone podem usar o Battery Plus (bit.ly/batteryplu batteryplu) ou o Battery Manager Pro (bit.ly/batterypro), que oferecem funções parecidas.

O professor Penedo também explica que é preciso trocar de bateria depois de um tempo: "O celular tem um número fixo de ciclos de recarga. Depois de um tempo, a bateria fica velha".

MITOS

Precisar carregar toda a bateria de uma vez ou ter que esperar a descarga total antes da recarga não é algo necessário quando se trata das novas baterias de celular, que são compostas por polímeros de íon, segundo Penedo. "Isso ocorria com as baterias antigas de níquel, mas agora é mito."

Apesar de esquentar mais, a bateria de íon ainda é melhor que a de níquel. "O fabricante pode adequar o formato dela, e o lítio é mais leve", destaca o professor.

SAIBA COMO AUMENTAR A DURAÇÃO DA BATERIA DO SEU SMARTPHONE

AJUSTES
Explore seu celular para encontrar as configurações que aumentam a duração da bateria, como o brilho da tela. Tome cuidado também com os ajustes de verificação automática de e-mails, já que ela exige que o aparelho esteja o tempo todo buscando por mensagens

CONECTIVIDADE
Ligue os sistemas de conectividade --como 3G, Wi-Fi e Bluetooth-- somente quando for necessário fazer o seu uso

PESQUISA
Procure informações específicas sobre o seu aparelho on-line. Cada aparelho traz ferramentas próprias que podem ser mais bem aproveitadas

RECARGA
Carregue o seu telefone celular sempre que for possível. No carro, no escritório ou no aeroporto, é sempre bom fazer uma recarga

LIGAÇÕES
Prefira fazer ligações em vez de enviar e-mails. As conexões de voz usam menos bateria que as de dados
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar