Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTUDO DE UNIVERSIDADE DIZ SER POSSÍVEL CAUSAR APAGÕES NOS EUA

25/10/2010 01:00:00

Quando se fala em ciberguerra, um dos pontos críticos da infraestrura de um país que entra em discussão é o sistema elétrico. E um apagão causado por pragas virtuais e hackers não é uma realidade distante.

No começo deste mês, Le Xie, professor de engenharia elétrica e da computação na Texas A&M University, anunciou um estudo em que mostra ser possível manipular e sabotar usinas.

Xie diz que os sistemas de subestações podem ser invadidos e ter suas comunicações com o resto do sistema elétrico interceptadas. Assim, dados falsos poderiam ser injetados na rede para deixá-la instável.

"O nosso sistema elétrico não é suscetível a esse tipo de problema porque ele usa um sistema fechado, não usa a rede mundial", disse à Folha Ildo Grüdtner, secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia.

Esse sistema funciona quase como uma "internet particular" e não se comunica com a "internet normal", a rede que qualquer cidadão acessa, pois se trata de computadores separados. Ele disse, porém, que e-mails e outras atividades de navegação são feitas na internet.

Mas, baseado no que acontece no resto do mundo, as coisas não parecem tão seguras assim. O guru em segurança Bruce Schneier acredita que uma praga do tipo worm causou um apagão nos EUA e no Canadá em agosto de 2003.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar