Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

POLÍCIA AUSTRALIANA USA FACEBOOK PARA ENVIAR ORDEM JUDICIAL

21/10/2010 01:00:00

A Austrália tem 22,5 milhões de habitantes, sendo que quase metade da sua população -9 milhões de pessoas ? é usuária do Facebook. E eles resolveram achar outros fins para a plataforma de Mark Zuckerberg, além da simples confraternização entre as pessoas. Isso porque as autoridades da terra do Crocodilo Dundee usaram a rede social para enviar uma ordem judicial para um de seus usuários.

O caso aconteceu no estado de Victoria, onde a policia local tentou por diversas vezes entregar a ordem judicial pessoalmente a um acusado de cyberbulling e não encontraram o cidadão. Eles também tentaram por telefone e telegrama, falhando nessas duas igualmente. Logo, cansados de ?tomar chapéu?, eles resolveram usar o Facebook para apresentar a intimação.

Devidamente respaldado pelo tribunal, Stuart Walton, oficial encarregado do inquérito, fez um vídeo lendo a ordem judicial de afastamento da vítima e o enviou juntamente com o texto, que continha todas as acusações, em uma mensagem privada ao perfil do acusado.

Em declaração à agência Associated Press, Walton afirmou que o acusado entendeu a gravidade dos pedidos e leu todo o documento enviado. Ele concordou em cumprir as determinações e ainda prometeu que apagaria seu perfil do Facebook.

Facebook i like

?Neste caso, conseguimos fazer justiça usando o mesmo meio onde o crime foi cometido?, afirmou Walton. ?A polícia sempre vai procurar os meios tradicionais para aplicar a lei e para proteger a comunidade. Mas não se furtará a métodos inovadores para obter resultados positivos ?.

Apenas por curiosidade, o mala que recebeu a intimação era acusado de usar o Facebook para assediar, intimidar e ameaçar um outro usuário.

E essa não é a primeira vez que os australianos usam tecnologias sociais para cumprir a lei. Em 2008, uma advogada local ganhou o direito de enviar documentos legais via Facebook. No mesmo ano, um tribunal de Sydney permitiu que advogados mandassem uma intimiação  ao jogador de rugby Sonny Bill Williams, por meio de uma mensagem SMS.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar