Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BANDA LARGA MÓVEL: VELOCIDADE MÉDIA DE CONEXÃO ESTÁ EM 2 MBPS

19/10/2010 01:00:00

O estudo "O Estado da Internet", divulgado pela Akamai, empresa especializada em otimização de entrega de conteúdo e aplicações Web e móveis, nesta segunda-feira, 18/10, notou um crescimento trimestral acelerado na contagem de IPs únicos globalmente observados no primeiro trimestre de 2010.

O incremento ficou mais de 7% acima do trimestre anterior para mais de 487 milhões de endereços IP únicos enviando solicitações à empresa. A tendência trimestral de velocidades médias de conexão globais foi ambígua durante o primeiro trimestre, embora a tendência trimestral de velocidades máximas médias de conexão tenha sido, no geral, positiva.

Como os dados de redes móveis conhecidas foram removidos do conjunto de dados usados para calcular as métricas de velocidade de conexão, um número maior de países que o esperado mostrou níveis trimestrais decrescentes de adoção de banda larga alta e banda larga durante o primeiro trimestre, embora acreditemos que isso possa ser relacionado ao maior consumo de fluxos com taxa limitada entregues sobre HTTP. Em uma perspectiva de ano a ano, a tendência foi mais positiva, no geral, para ambas as métricas.

Durante o primeiro trimestre de 2010, as velocidades médias de conexão medidas em provedores de redes móveis em todo o mundo variaram de 7,2 Mbps a 105 Kbps ? ambas foram observadas em provedores móveis na Eslováquia. As velocidades máximas médias de conexão em provedores móveis em todo o mundo variaram de mais de 20 Mbps até um pouco acima de 400 Kbps.

O consumo de conteúdo da Akamai por usuários em redes móveis conhecidas variou de 9,5 GB por endereço IP único por mês a apenas 11 MB por endereço IP único por mês. Dos 109 provedores de redes móveis relacionados no relatório, 35 alcançam velocidades de conexão médias acima de 1 Mbps.

As velocidades máximas médias de conexão em provedores móveis em todo o mundo variaram de mais de 20 Mbps até um pouco acima de 400 Kbps. Dos 109 provedores relacionados, 83 alcançaram velocidades máximas médias maiores que o nível de banda larga de 2 Mbps, 33 alcançaram velocidades máximas médias maiores que o nível de banda larga alta de 5 Mbps e seis alcançaram velocidades máximas médias maiores que 10 Mbps.

Levantamento apurou ainda que no primeiro trimestre de 2010, mais de 487 milhões de endereços IP únicos de 233 países/regiões conectaram-se à rede da Akamai ? 7,2% mais endereços IP que o contabilizado no quarto trimestre de 2009 e 16% mais que no mesmo trimestre do ano passado. O Brasil registrou 11 milhões de endereços únicos.



Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar