Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DESENVOLVEDORA DO OPERA JUNTA-SE A CONSÓRCIO PARA CRIAÇÃO DE LOJA VIRTUAL ABERTA

19/10/2010 01:00:00

A Opera Software, desenvolvedora do navegador Opera, anunciou nesta segunda-feira (18/10) sua adesão ao Whosale Applications Community (WAC), comunidade formada por algumas das maiores operadoras e empresas de tecomunicações do mundo. O objetivo da entidade  é criar uma plataforma comum de aplicativos móveis e competir com gigantes como a AppStore, da Apple e o Android Marketplace, do Google.

A entrada do browser no grupo facilitará a criação dos aplicativos, principalmente no quesito compatibilidade, por ser um padrão aberto. Aplicações baseadas nas especificações da plataforma serão executadas usando um aplicativo em separado no telefone ou como parte integrante do navegador.

"A WAC está sendo construída em torno de padrões abertos da Web. Por isso, é importante ter uma empresa de web browser envolvida", disse Peters Suh, CEO da entidade. "O Opera tem um histórico comprovado de oferecer suporte aos padrões web. Mais importante, eles já deram um widget compatível com os padrões e repositórios de aplicativos Web para as principais operadoras de telefonia móvel. Sua especialização é extremamente útil quando nos preparamos para lançar a plataforma WAC ao usuário final em breve ".

Formada em fevereiro deste ano, a WAC é formada hoje por operadoras como Verizon Wireless, China Mobile e Vodafone, além de fabricantes como Intel,LG,Samsung, Qualcomm, Ericsson e Huawei, entre outras.

Em julho, a entidade comprou a Joint Innovation Lavb (JIL), que havia criado uma plataforma para widgets móveis baseados na web.  A aquisição permitiu à WAC acelerar o desenvolvimento de sua plataforma baseando-se na JIL. Ele leva o nome de WAC versão 1.0, com base no JIL 1.2.2 e foi publicado segunda-feira. O documento de 111 páginas tem como objetivo obter a engenheiros e desenvolvedores familiarizados com a plataforma.

Todos os projetos desta natureza dependem de como atrair o apoio de toda a indústria. Além da Opera Software, a WAC anunciou membros  outros nesta segunda-feira - incluindo a KDDI, a Myriad Group, a Rogers Communications e a SFR. A idéia é tornar a plataforma mais atraente para os desenvolvedores, pois o número de usuários de aplicações potenciais sobe.



Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar