Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ORACLE DIZ QUE VAI CONTINUAR A SUPORTAR O OPENOFFICE.ORG NO FORMATO DE CÓDIGO ABERTO

15/10/2010

Nesta quarta-feira (13), a Oracle anunciou sua participação na ODF Plugfest, evento que acontece em Bruxelas esta semana, e irá discutir o futuro da suíte de produtividade baseada em código aberto (open source).

Em comunicado oficial a Oracle disse que continuará a desenvolver, melhorar e suportar o OpenOffice.org no formato de código aberto. A fornecedora respondeu ao movimento da comunidade ligada ao OpenOffice.org que, no final do mês passado, anunciou sua independência da Oracle e a criação de um pacote chamado de LibreOffice.

A organização criou uma comunidade, a Document Foundation, que acaba de divulgar um documento que compõe um manifesto intitulado de "Next Decade Manifesto". A entidade diz que vai rejeitar o monopólio na oferta de ferramentas de produtividade e defende a abertura no processo de desenvolvimento de software.

O LibreOffice já recebeu o apoio da Google, Novell e Red Hat, e na semana passada, o pacote já foi baixado mais de 80 mil vezes e apenas aguarda a contribuição dos desenvolvedores. No entanto, o grupo disse que não tem interesse em criar um produto comercial baseado no LibreOffice. Já a Oracle oferece uma versão própria da solução, que inclui ferramentas e extensões, incluindo a capacidade de integração ao Microsoft Share Point.

A Document Foundation convidou a Oracle para fazer parte da nova organização e doar o nome OpenOffice.org, mas até o momento a empresa ainda não informou sua decisão.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar