Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MTV BRASIL LANÇA TWINESTER, FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE COMUNIDADES

13/10/2010

Há mais ou menos dois meses a MTV Brasil vem usando, sem alarde, a Twinester, uma das primeiras ferramentas de segmentação de usuários do Twitter criada no Brasil.

Inicialmente, o Twinester chega para agregar valor ao relacionamento da MTV com as ferramentas de mídia social, tornando a MTV um canal ainda mais participativo. Junto com os podcast e videocasts, o Twinester aumenta a interação da MTV com o seu público. Há uma comunidade para cada programa. E a discussão de temas é incentivada via TV e site. O resultando é um grande engajamento entre fãs e interessados em um determinados assuntos.

?Conhecemos o criador na Campus Party e achamos a ferramenta interessante. Aos poucos fomos alinhavando a parceria. Hoje a ferramenta roda em nossos servidores, mas não é de uso exclusivo da MTV?, comenta Rafael Losso (o Rafa), coordenador de Conteúdo Digital da MTV Digital, lembrando que o pessoal do Pânico mantém uma comunidade no ar.

?Nosso pessoal técnico ajuda no desenvolvimento de recursos e na estabilidade para o bom uso da ferramenta. E nosso pessoal de publicidade já começa a trabalhar o Twinester comercialmente?, diz Rafa, revelando mais uma faceta da empreitada: o desenvolvimento de novas possibilidades de negócios em mídia na internet

O criador do Twinester é o jovem publicitário André de Moura Romani, que ainda hoje redator em uma agência de Piracicaba, interior de São Paulo. Ele e um amigo, programador, viram no projeto uma oportunidade para criação de um modelo de publicidade usando o motor do Twitter: a Tweetlivery.

Explico.

Ao contrario dos agregadores de twittes, que usam robôs para coletar mensagens postadas no Twitter através de robôs que rastreiam palavras-chaves e hashtags, o Twinester faz o caminho contrario. Agrupa os tuiteiros em ?Nests?, nome para comunidades em torno de um mesmo assunto, lugar, pessoa ou ideia. E obriga que a postagem seja feita de dentro da página do Nest. ?É o usuário escolhe se quer que a mensagem publicada no Nest seja publicada também na sua timeline do Twitter, ou não?, diz André.

Como a entrada no Nest é obrigatória para uso do serviço, André e sócio criaram a ferramenta Tweetlivery, capaz de publicar os tweets de clientes em todos os Nests pertinentes ao seu segmento, como negócios, esportes, tecnologia?

Segundo André, o Twinester já conta hoje com mais de 15 mil usuários em mais de 5mil comunidades divididas em canais como lifestyle, entretenimento, tecnologia, cidades e relacionamento, entre outras, classificados pelos próprios criadores. A MTV foi a primeira empresa a apostar no potencial publicitário da ferramenta.

?Eles perceberam que com o Tweetlivery, marcas e anunciantes poderiam atingir um grande número de usuários aptos a receber, de uma só vez, mensagens dirigidas nas comunidade dos programas, explorando assim novas possibilidades de negócios?, diz André.

Para quem está se perguntando qual a diferença do Twinester para as listas do Twitter, André explica. ?Nas listas do Twitter categorizamos pessoas em uma ação unilateral. Nós mesmos escolhemos quem incluir na lista, baseados apenas no nosso critério?, diz ele. A simples criação de uma lista também não garante que as pessoas relacionadas nela vão falar só a respeito do assunto ou da área de interesse usada como critério para criá-la. No Twinester você cria um ambiente, um Nest, para as pessoas falarem sobre determinado assunto. Você pode incluir pessoas deliberadamente nos Nests, ou não incluir ninguém, e deixar que quem tenha interesse participe voluntariamente?, completa.

Basicamente a diferença é essa:
Listas do Twitter ? categorização unilateral de usuários
Twinester ? Criação de um ambiente (independente) para discussão de temas específicos.

A versão beta da ferramenta já está disponível gratuitamente a todos os usuários e visitantes do Portal MTV através do endereço www.twinester.com.

Aproveitei e criei uma comunidade para o boletim Dois na Web, sobre tecnologia, que faço de segunda à quinta, às 18h10, na rádio CBN. Entre lá e participe. Vamos fazer juntos o teste da ferramenta. Fica em http://twinester.mtv.uol.com.br/dois-na-web.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar