Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SONY CYBER-SHOT DSC-W370: PREÇO PEQUENO, ZOOM GRANDE

12/10/2010

Disponível nas cores vermelha, verde e prata e equipada com um sensor de 14.1 Megapixel, a Sony Cyber-shot DSC-W370 é uma câmera doméstica (point and shoot) de qualidade, com um conjunto satisfatório de recursos e bom preço (cerca de R$ 800), uma tela LCD de 3 polegadas e a capacidade de gravar vídeo em alta-definição (720p). 

Por causa das lentes zoom (óptico, 7x) a DSC-W370 é um pouco grande se comparada a outros modelos de sua categoria, pesando cerca de 180 gramas com a bateria e cartão de memória (ela aceita tanto cartões Memory Stick quanto SD/SDHC). Ela mede 10.1 x 5.7 x 2.7 cm, e é um pouco grande para caber no bolso.
 

w370-360px.jpg

Sony Cyber-shot DSC-W370: Sensor de 14.1 MP e zoom óptico de 7x

Em meus testes casuais, notei que a qualidade de imagem é muito boa. Me surpreendi ao ver que há pouco ruído na imagem mesmo no ISO mais alto (3200). As cores no geral foram fiéis (embora às vezes um pouco lavadas) e fotos em close (modo macro) foram muito nítidas.

Ela também se saiu bem perante o júri no teste subjetivo de qualidade de imagem nos laboratórios da PC World. Fidelidade de cor e qualidade de exposição foram os pontos fortes da DSC-W370, com uma classificação geral de ?Boa?. A autonomia de bateria foi menos impressionte: cerca de 270 fotos com uma carga completa, suficiente apenas para ser considerada ?Adequada?.

Infelizmente, esta câmera tem um problema muito incômodo: ela é lenta. Ela não só tem um atraso de obturador de cerca de 2 segundos (entre o apertar do botão e o momento em que a foto é realmente feita), como também tem um atraso considerável sempre que você aperta um botão após tirar uma foto. De fato, frequentemente tive de pressionar os botões duas vezes após tirar fotos, porque a primeira vez não foi registrada. Não é preciso dizer que isso é especialmente irritante para qualquer um que queira fotografar cenas em movimento (como esportes ou crianças) ou que queira rever as fotos assim que são tiradas.

Fora o atraso, a DSC-W370 tem alguns modos de operação bem legais que a diferenciam de outras câmeras na mesma faixa de preço. Ela tem o modo Sweep Panorama, que permite fazer uma foto panorâmica de até 243 graus com o mínimo de esforço. Basta apertar o botão do obturador uma vez e mover a câmera na direção da seta na tela. E se você movê-la rápido demais ela avisa que não está conseguindo acompanhar, então não há como estragar a foto.

O modo Sweep Panorama é facilmente acessível através de um seletor na parte de trás câmera, e é possível fazer fotos da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima pra baixo ou de baixo pra cima. É um ótimo recurso para quem gosta de fazer fotos da paisagem durante as viagens: é fácil, rápido e as fotos são muito boas, desde que não haja objetos se movendo rapidamente (como carros) pelo cenário no momento da captura.

A DSC-W370 também tem um temporizador para auto-retratos, que é particularmente útil para quem gosta de tirar fotos de si mesmo para colocar no Orkut ou Facebook. Usando a tecnologia de detecção de faces, a câmera espera até encontrar seu rosto na cena e a partir daí começa a contagem regressiva. Também há um modo ?retrato duplo?, onde a câmera espera até encontrar dois ou mais rostos na cena.

Outros recursos dignos de nota são o modo Intelligent Auto, que ajusta a exposição de acordo com a luz e composição da cena, e o modo sorriso, que bate a foto automaticamente assim que alguém sorri em frente à câmera. É possível ajustar a sensibilidade desta função no painel de configuração, e ela pode ser acessada rapidamente através de um botão na câmera. É um recurso que funciona bem, e muito útil para fotografar crianças.

Apesar do modo grande angular não ter muita cobertura, pude fazer bom uso das lentes com zoom óptico de 7x. Fiz algumas fotos no aquário municipal, e pude fotografar peixinhos a vários metros de distância com precisão. A estabilização de imagem - batizada pela Sony de Optical SteadyShot Technology - funcionou muito bem: acredite, os peixes não ficaram parados esperando a foto.

w370_teste1-360px.jpg

w370_teste2-360px.jpg

Imagens de teste feitas com a DSC-W370: bom alcance de zoom e estabilização

A DSC-W370 é capaz de gravar vídeo em alta definição (720p) a 30 quadros por segundo no formato MPEG-4, e é possível usar o zoom durante a filmagem. O foco automático também funcionou bem durante as filmagens. O vídeo pode ficar granulado se você exagerar no zoom, mas fica bom se você não passar de 5x. Há um limite de gravação de 29 minutos (2 GB) por filme. A câmera também tem uma porta HDMI para conexão a TVs de alta-definição.  

No geral a Sony Cyber-shot DSC-W370 é uma boa câmera. Ela tem um monte de recursos legais para um modelo em sua faixa de preço, mas o tamanho e a demora na hora de fotografar incomodam. Se você procura uma câmera versátil sem gastar muito, ela é uma boa opção, mas se você busca um modelo ?rápido no gatilho? para uso no dia-a-dia, é melhor procurar uma câmera menor e mais rápida.

Cyber-shot DSC-W370
Fabricante:
Sony
Pontos fortes:
Captura de imagens panorâmicas no modo Sweep Panorama
Zoom óptico de 7x com boa estabilização
Pontos fracos:
Lenta na hora de fotografar (e logo após)
Um tanto quanto grandalhona
Preço:
Cerca de R$ 800

 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar