Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ATAQUES DE FRAUDE VIRTUAL AUMENTAM 150% NO BRASIL EM 15 MESES

07/10/2010

Um relatório divulgado pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) aponta que ataques de fraude virtual (também conhecidos como phishing) aumentaram 150% no Brasil. Os dados se baseiam no 3º trimestre deste ano em relação ao 2º trimestre do ano anterior.

O total de relatos de incidentes no terceiro trimestre de 2010 foi um pouco superior a 40 mil --o que corresponde a um aumento de quase 22% em relação ao trimestre anterior e um aumento de quase 36% em relação ao mesmo período de 2009.

Ainda assim, as notificações relacionadas a tentativas de fraude apresentaram queda de 7,5% em relação ao trimestre anterior e um decréscimo de 5% em relação ao mesmo período de 2009.

"Apesar da pequena queda no número total de notificações de tentativas de fraude, houve aumento de 13% no número de relatos de páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico (phishing clássico) em relação ao segundo trimestre de 2010", diz o centro, em comunicado.

"As notificações de páginas falsas representam 49,40% do total da categoria "fraudes". Já relatos sobre cavalos de Troia, utilizados para furtar informações e credenciais, que representam 48,79% das tentativas de fraude reportadas, diminuíram 20% em relação ao segundo trimestre de 2010 e 36% em relação ao terceiro trimestre de 2009."

ATAQUES A SERVIDORES

As notificações sobre ataques a servidores web cresceram 41% em relação ao trimestre anterior e 77% em relação ao mesmo período de 2009, diz o relatório.

Esse tipo de ataque cresceu durante todo o ano de 2010. "Os atacantes exploram vulnerabilidades em aplicações web para, então, hospedar nesses sites páginas falsas de instituições financeiras, cavalos de Troia, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores web e scripts para envio de spam ou scam", diz o Cert.

Relatos de atividades relacionadas com a propagação de worms (programa malicioso que se automultiplica em máquinas ou redes) totalizaram pouco mais de três mil, correspondendo a um decréscimo de 31% em relação ao trimestre anterior e de 46% em relação ao mesmo período de 2009.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar