Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PARTICIPAÇÃO DO INTERNET EXPLORER NO MUNDO FICA ABAIXO DOS 50% PELA PRIMEIRA VEZ

06/10/2010

Uma pesquisa da consultoria StatCounter indicou que, pela primeira vez, a participação do Internet Explorer no mercado de navegadores ficou abaixo dos 50%. Segundo o relatório, o browser da Microsoft tem atualmente, 49,87% de share no setor.

?Este é, certamente, um marco na guerra dos navegadores da Internet, comentou Aodhan Cullen, CEO da StatCounter. ?Há dois anos, o IE dominou o mercado mundial, com 67% de participação?.

Cullen acrescentou que o acordo da Microsoft com as autoridades de concorrência da Comissão Europeia (UE) foi determinante para esta mudança. O acerto visava oferecer aos usuários do Velho Continente mais escolhas de browsers, sendo que a participação do IE na região ficou abaixo dos 50% a partir de março deste ano. 

Ainda na Europa, a quota de mercado do IE caiu para 40,26% em setembro deste ano. No mesmo mês do ano passado, esse número era de 46,44%. Já na América do Norte o browser da MS ainda domina mais da metade do mercado, com 52,3%, seguido pelo Firefox com 27,21% e o Chrome em 9,87%.

De acordo com o documento, o Firefox segue como o segundo browser mais popular, com 31,5% de participação. Já o Chrome mantém sua tendência de crescimento e mais que triplicou seu share, subindo de 3,69% em setembro de 2009 para 11,54% no mesmo período deste ano. Aliás, a ascensão do navegador da Google na América do Norte também tem impressionado. Em junho deste ano, ele ultrapassou o Safari, da Apple, pela primeira vez.

No Brasil, os dados indicam um cenário semelhante à média mundial. No período analisado (setembro de 2009 a setembro 2010), o IE caiu de 61% para 49%. O Firefox flutuou pouco, de 32,5% para 31,5%. Já o Chrome teve crescimento expressivo, de 5,1% para 17,5%.

O relatório StatCounter Global Stats é baseado em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 15 bilhões de page views por mês, recolhidos em mais de 3 milhões de sites.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar