Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAIS DE 1/3 DO TRÁFEGO DE DADOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS É DE STREAMING DE VÍDEOS

30/09/2010

Um relatório feito pela Allot Communicatons ? empresa especializada em otimização inteligente de serviços IP ? indicou que 35% dos dados transferidos em dispositivos móveis correspondem a streaming de vídeos, quase o dobro em relação ao ano passado.

Desse total, o YouTube aparece como a plataforma preferida para a prática, com 40% do total, o que representa um crescimento de mais de 100% de uso do site se comparado a mesma pesquisa feita em 2009. Aliás, a página de compartilhamento de vídeos do Google é também a mais acessada, com participação de 13% entre todos os sites acessados a partir de dispositivos móveis.

Redes sociais também cresceram exponencialmente

Depois do streaming de vídeos, a categoria que mais cresceu na hora de transmitir dados foi a de web browsing (ou navegação na web), com 29% do total e destacando-se o uso de redes sociais. O tráfego gerado pelo Twitter cresceu mais de 300% em relação ao ano passado, seguido pelo Facebook, com 200%.

Downloads de conteúdos aparecem em terceiro na pesquisa da Allot. Conteúdos baixados a partir de sites respondem por 16% do tráfego de dados. Logo atrás, vêm os downloads feitos a partir de redes P2P, com 15%.

VoIP e comunicadores instantâneos

O tráfego de dados gerado por chamadas VoIP também cresceu consideravelmente: 79% em relação a 2009. Como já era esperado, o Skype domina este setor, com 83% dos dados a partir desta modalidade.

Já entre os comunicadores instantâneos, o mais usado em dispositivos móveis é o Yahoo Messenger, com 29% de share. Em segundo, vem o Windows Live Messenger, com 25%, seguido pelo chinês QQ (18%) e o Google Talk (12%).
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar