Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ANEEL ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE MEDIDORES INTELIGENTES

29/09/2010

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira, 28/9, a abertura de audiência pública sobre o modelo de medidor que será adotado no país. A proposta é substituir 45 milhões de ?relógios?, dos cerca de 65 milhões existentes no país, por equipamentos com capacidade de comunicação bidirecional.

Assim, as distribuidoras de energia terão capacidade de efetuar ações remotas ? tanto de monitoramento quanto eventuais cortes ? e os consumidores terão acesso a informações mais precisas sobre o uso da eletricidade.

Com os medidores inteligentes, um dos objetivos da Aneel é que os consumidores sejam recompensados na tarifa com o uso de energia fora dos horários de pico, por exemplo. Atualmente, usar um chuveiro elétrico depois das 21h poupa a rede, mas não tem impacto na conta de luz.

Os novos medidores são o primeiro passo em direção ao smart grid, a rede inteligente de energia elétrica, por onde também poderão trafegar dados. Atualmente isso já é possível no setor de transmissão de energia, mas falta uma solução para dar capilaridade nas zonas urbanas.

A consulta sobre o tema estará aberta de 1º de outubro a 17 de dezembro. A Aneel também marcou uma audiência pública para 9 de dezembro, na sede da agência em Brasília. A proposta prevê que as empresas terão 18 meses, a partir da publicação da resolução, para que as distribuidoras passem a utilizar o novo sistema de medição em novas ligações ou substituição do sistema existente.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar