Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

RIM INTEGRA HTML5 E JAVASCRIPT À CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA BLACKBERRY

28/09/2010

Apesar de se recusar a discutir seus planos de lançar um computador em forma de tablet, a Research In Motion (RIM) lançou nesta segunda-feira (27/9) uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos web para seu smartphone BlackBerry, que completa a opção existente de desenvolvimento de aplicações nativas.

A apresentação da BlackBerry WebWorks Application Platform está entre os diversos anúncios feitos pela empresa, como o desenvolvimento em Mac OS e iniciativas em redes sociais, serviços de publicidade e middleware de aplicações. A RIM tem feito seus anúncios durante sua BlackBerry Developer Conference (DevCon 2010), em São Francisco (EUA).

Com o WebWorks, os desenvolvedores podem construir aplicativos para o BlackBerry utilizando-se de tecnologias como HTML5, CSS e JavaScript. ?É uma aplicação completa, tal como uma aplicação nativa?, disse Alan Brenner, vice-presidente sênior da plataforma BlackBerry, da RIM. ?A plataforma permite que você construa aplicativos rapidamente utilizando ciclos de tempo da Web em comparação com os ciclos de tempo do desenvolvimento Java.?

?Isto abre todo um novo mundo para os desenvolvedores?, afirmou o presidente da RIM e co-CEO Mike Lazaridis. ?Qualquer um que saiba HTML poderá agora construir apps para o BlackBerry.?

A RIM irá oferecer, como código aberto, seu arcabouço de aplicações web usado para integrar a plataforma WebWorks ao BlackBerry. A plataforma estará disponível ainda nesta segunda-feira no github.

Web e aplicações nativas
A plataforma de desenvolvimento na Web oferece a vantagem de desenvolvimento rápido, mas o desenvolvimento de aplicações nativas para o BlackBerry ainda oferece controle aprimorado sobre recursos como o posicionamento de pixels, disse Brenner, em entrevista após sua apresentação. A fornecedora de ferramentas Appcelerator planeja proporcionar o desenvolvimento de aplicações para BlackBerry por meio de tecnologias Web, mas Brenner argumentou que a integração oferecida pelo WebWorks supera de longe qualquer coisa oferecida pelo mercado.

 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar