Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SERVIÇOS DE VOIP PERMITEM REALIZAR CHAMADAS TELEFÔNICAS PELA INTERNET

20/09/2010

Chamadas telefônicas frequentes, principalmente para o exterior, podem sair bem caro. Se o objetivo é gastar menos, uma boa alternativa é usar a internet.

Ligações internacionais e mesmo locais podem sair mais baratas quando feitas usando um serviço de VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet, termo usado para métodos de transmissão de voz e outros dados por meio de redes como a internet).

A grande rede já é muito usada para comunicação instantânea com mensageiros como o Windows Live Messenger --muitos permitem a realização de chats com áudio e vídeo sem custo adicional. O problema é que eles geralmente exigem que todos os interlocutores estejam conectados simultaneamente à internet. Se um deles não estiver on-line, a solução costuma ser recorrer ao velho e caro telefone.

Mas o VoIP oferece uma solução alternativa: recorrer a um novo e barato telefone.

Além dos custos mais baixos, o VoIP oferece mais flexibilidade, possibilitando fazer chamadas telefônicas a partir de computadores pessoais, smartphones ou mesmo aparelhos dedicados, entre outras plataformas.

Recursos adicionais --como identificação e transferência de chamadas, teleconferência, vídeo e correio de voz-- são outra grande vantagem do VoIP, já que geralmente são fornecidos a preços mais baixos (ou até mesmo gratuitamente), e alguns nem sequer são oferecidos pela telefonia convencional.

Claro, o VoIP apresenta desvantagens. A rede telefônica tradicional é mais confiável do que a internet para comunicação por voz.

Chamadas pela internet estão sujeitas a todos aqueles problemas de conexão a que muitos usuários estão acostumados (instabilidade, lentidão, erros de transmissão, perdas de sinal etc.), o que pode causar problemas de latência e atraso (delay), interrupções e distorções no áudio ou queda da ligação.

Na falta de energia elétrica, é possível fazer chamadas pela rede telefônica, mas não por VoIP. A linha telefônica convencional transmite a energia para que aparelhos básicos conectados a ela funcionem, mas o VoIP depende de equipamentos normalmente ligados à rede elétrica.

Alguns tipos de número de telefone podem não ser compatíveis com o serviço de VoIP --geralmente não é possível fazer chamadas de emergência, por exemplo.

Limitações como essas fazem com que não seja recomendável substituir completamente o telefone convencional pelo VoIP.

OPÇÕES

Se você decidiu optar por um serviço de VoIP, precisa de uma conexão à internet de banda larga.

Para fazer as chamadas, há várias opções de plataforma. Uma das mais comuns é o próprio computador pessoal com um softphone (programa que faz as vezes de telefone) mais um headset (fone de ouvido com microfone) ou um telefone USB --que tem aparência semelhante à de um aparelho convencional, com teclado numérico. Alguns softphones têm versões para dispositivos como telefones celulares e consoles de videogame portáteis.

É possível usar VoIP em um telefone comum com um ATA (adaptador de telefone analógico), que conecta o aparelho à internet.

O telefone IP é uma alternativa mais sofisticada. Ele lembra um aparelho convencional, mas conecta-se diretamente à internet e tem todo o hardware e o software necessários para fazer as chamadas por VoIP.

Ao pesquisar uma operadora de VoIP, não se limite aos preços --procure também informações sobre pagamento, suporte, garantia, segurança, privacidade e recursos adicionais.

 
Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress
 
Serviços de voip
Tabela lista serviços e custos para fazer chamadas telefônicas pela internet

 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar