Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NANOROBÔ CONDUZIDO POR ÍMÃS PROMETE ELIMINAR COÁGULOS NOS OLHOS

16/09/2010

Você gostaria de ter um nanorobô quase microscópico injetado nas veias de seus olhos? Pois um novo sistema nanorobótico baseado em magnetos pode fazer justamente isso, e com a promessa de substituir algumas formas tradicionais de cirurgia nos olhos.

Criado por membros do Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes da Suíça, o "OctoMag" consiste principalmente de um campo de magnetos com cinco graus de liberdade (5-DOF, na sigla em inglês - ver ilustração abaixo) e com forte poder de atração. Você simplesmente posiciona sua cabeça no meio da configuração magnética, e os cirurgiões injetam o microbot em seu nariz. Os magnetos guiam o minúsculo robô de meio milímetro em seu trabalho de eliminar coágulos nas pequenas veias dos olhos.

nanorobo-olhos

Magnetos guiam o nanorobô pelas veias do paciente

Embora o conceito seja um tanto assustador, ele parece ser uma alternativa melhor do que ter várias agulhas e medicamentos aplicados no olho de alguém, somados a um pouco de tentativa e erro até que o problema seja resolvido. E o método também é possívelmente mais rápido, dada a precisão dos magnetos.

Microbots como esses também poderiam conquistar espaço na indústria de manufaturas, fazendo tarefas complicadas que as mãos humanas ou grandes máquinas não conseguiriam. Um vídeo mostra como tal solução funcionaria (ver abaixo). O Instituto publicou ainda um PDF com mais detalhes sobre o OctoMag.

 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar