Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

USO DE ´GRÁTIS´ EM BUSCA NA INTERNET PODE AUMENTAR RISCO DE INFECÇÃO EM ATÉ 300%

15/09/2010

Realizar buscas por conteúdo gratuito na internet é algo comum para quem navega na web. No entanto, a inclusão do termo grátis (ou free, em inglês) em uma pesquisa por toques musicais, por exemplo, pode aumentar em 300% o risco de infecção do internauta. A conclusão é do estudo ?O custo real do entretenimento gratuito?, feito pela empresa de segurança McAfee e divulgado nesta terça-feira (14).
 

De acordo com o levantamento, a mudança para ?comprar ringtone? já retorna resultados mais seguros que ?ringtones grátis?ou só ?ringtones?. A inclusão dos termos ?grátis? (ou similares) ou o uso de ?MP3? na caixa de pesquisa aumenta o risco dos usuários de acessarem sites com conteúdo malicioso.

Um exemplo utilizado é a pesquisa por uma música da cantora Rihanna. Ao digitar no Google ?Rude Boy Rihanna? apenas três dos primeiros 50 resultados eram ?arriscados?. Porém, a busca por ?Rude Boy Rihanna MP3? apresentou três resultados maliciosos nas primeiras dez ocorrências.

Outro tipo de ameaça para usuários são links em redes sociais sobre certo artista e páginas de fã-clube. Nesse sites são utilizadas propagandas maliciosas (ou malvertesing). Após clicar nessa propaganda, o usuário pode ter informações roubadas ou, involuntariamente, instalar algum vírus no computador.

Prevenção
Para evitar a infecção em buscas pela internet, a McAfee recomenda que os internautas tenham cuidado em buscas com as palavras gratuito ou grátis. É preferível que o usuário "recorra a sites legítmos e pagos para poder fazer downloads de músicas e filmes".

Outro conselho é que o usuário tome cuidado com alguns termos de busca, pois a exposição a riscos é proporcional a popularidade do assunto, filme ou artista. Um exemplo  da ação de golpistas com  nomes de famosos é a atriz Cameron Diaz. Recentemente, um relatório indicava que o nome dela era um dos que mais oferecia riscos em mecanismos de busca. Além dos cuidados, é importante que o computador tenha um programa antivírus atualizado.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar