Um projeto de lei em análise pelo Senado poderá exigir que os bancos informem, nos terminais de atendimento, os custos das operações antes de sua execução.
O projeto 487/09, do senador Jefferson Praia (PDT-AM), quer obrigar os bancos a informar quanto o correntista terá de pagar pela operação que quer efetuar. Se ela for gratuita ou embutida em pacotes de serviços, a mensagem deverá trazer a quantidade disponível de operações.
No caso de desobediência à lei, os bancos seriam obrigados a pagar uma multa ao próprio correntista. Segundo o texto do projeto, o valor seria no mínimo cem vezes e no máximo duzentas vezes o valor da tarifa cobrada.
Na justificativa, Praia argumenta que o uso de terminais de autoatendimento é cada vez mais frequente, e que é "excessivo exigir do consumidor que acompanhe, mês a mês, as tarifas cobradas".
O projeto aguarda parecer do relator na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado. Depois de examinado, o projeto será encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos.