Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ENGENHEIRO DA GOOGLE QUER ´LEVAR O INSTANT SEARCH A TODOS OS SERVIÇOS´

14/09/2010

O Google agitou o segmento de buscas na internet na semana passada ao lançar, em definitivo, o modo de busca batizado de instant search, que exibe resultados à medida que os internautas escrevem no campo de pesquisas.

Na perspectiva da empresa, esse modo de buscas não é ?busque enquanto digita?, mas, sim ?busque antes de digitar?. O recurso do Google combina as opções do Google Suggest - janela com opções de busca que se abre enquanto são digitados os termos no campo de pesquisa - com a habilidade de atualizar os resultados em uma tentativa de adivinhar a intenção do usuário.

O IDG realizou uma entrevista com o engenheiro sênior de software da Google, Othar Hansson. Acompanhe.

IDG ? Alguns acreditam que o instant vai aumentar o tempo de pesquisa em função da distração causada pela atualização. Qual é posição do Google com respeito a isso?

Othar Hansson - Nós fizemos vários testes de usabilidade e houve testes na Internet antes do lançamento do recurso. Ficou claro que as pessoas se concentram na caixa de buscas enquanto digitam. Elas passam a olhar para os resultados, apenas quando oferecemos resultados acertados ao pesquisado.

Também teve muita gente que não percebeu qualquer coisa nova na busca, diziam não saber se essa função era nova ao Google. Estou certo que apenas uma minoria acha que esse recurso distrai; para estas, sempre haverá a opção de desabilitar o Instant.

IDG ? Sobre isso existem comentários de que a combinação entre o Suggest e a atualização instantânea de resultados pode diminuir as buscas originais, o que pode acabar com o modo de funcionamento da web como conhecemos.

O.H. ? Descobrimos que, de fato, o Suggest ajuda as pessoas a definir o que buscam e em alguns momentos, pode, sim, erradicar a necessidade de buscas longas. Como o recurso também funciona de maneira veloz, ele se torna atraente para o usuário, que pode se aprofundar nas buscas. Mas, em última instância, vai depender do internauta se vai ou não usar o Instant.

IDG ? Qual será o impacto disso sobre a otimização de sites para melhora posicionamento nos buscadores (SEO)?

O.H. ? A comunidade de SEO é especializada em adaptar o conteúdo às buscas feitas na web. Talvez o Instant mude a forma de pesquisa. Mas o Instant oferece aos profissionais de SEO a oportunidade deles aplicarem todo o conhecimento que têm. Haverá alguém para analisar os dados e desenvolver as estratégias com base no que descobrir. Como essa é a área de expertise deles, estou certo de que farão um bom trabalho.

IDG ? E no segmento de links patrocinados, qual será o efeito? Se as buscas mais detalhadas diminuírem em detrimento das sugestões do Google, os anunciantes deverão apostar em quais palavras?

O.H. ? O que interessa aos profissionais de links patrocinados é que a busca na Internet deverá continuar e poderá, inclusive, crescer. Como estratégia, muitos anunciantes investem em várias palavras-chave e não apenas em umas poucas. Então as impressões e os cliques deverão continuar.

IDG ? O recurso de Instant Search vai ser estendido aos outros canais do buscador, como os de notícias, o Google Books etc?

O.H. ? Quero esse recurso em todos os canais que temos. Para tal, temos pessoas trabalhando bastante nisso.

IDG ? Como você acha que esse recurso poderá ser melhorado?

O.H. ? Os navegadores podem contribuir muito na programação de recursos como esse, e tornar a vida do usuário mais fácil. Existem características no HTML5 que têm sido debatidas e, se forem integradas, farão desse tipo de recurso algo mais descomplicado. Para fazer o Instant funcionar nos browsers de hoje, tivemos de realizar muitos testes. As oportunidades de fazer da busca uma experiência mais interativa e satisfatória estão aí. Temos várias features em estado experimental, recursos que não foram implementados nessa primeira versão. Como esse produto é único e exclusivo, deverá evoluir bastante ainda. Estou certo disso.

IDG ? Acredita que o Instant será o modo de pesquisas padrão predominante?

O.H. ? Bastam dez minutos para as pessoas gostarem do recurso. Os internautas descobrem rápido como tirar melhor proveito dele. As pessoas não gostam muito de revoluções, então estamos observando as reações iniciais, mas tivemos vários retornos positivos sobre o assunto.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar