Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL DEMONSTRA TECNOLOGIA 3D INTERATIVA PARA USO RESIDENCIAL

14/09/2010

O laboratório de pesquisa e desenvolvimento da fabricante de processadores Intel vem trabalhando em uma tecnologia interativa 3D chamada OASIS, que pode, um dia, oferecer aos consumidores uma nova maneira de interagir com as listas de compras e itens domésticos.

Ela foi exibida hoje (13/9) durante o evento Intel Developer Forum, em São Francisco, nos Estados Unidos, e lembra a tecnologia Surface da Microsoft, pelo menos em seu objetivo final. Mas, em vez de depender de mesas de alto custo, o OASIS é projetado para funcionar em qualquer superfície, num modo que a Intel chama de "Smart Computing Islands?. 

Ele é composto por dois componentes físicos (não incluindo computador): uma câmera RGB-D e um projetor pico. 

A câmera é similar à utilizada no Kinect da Microsoft e seu trabalho é identificar, analisar, controlar os materiais e a interação do usuário com toda a área trabalhada, incluindo informações de profundidade e do movimento das mãos do usuário, bem como a forma dos objetos localizados na superfície. 

Já o projetor é usado para sobrepor a interface interativa, dando-lhe informações sobre os produtos e permitindo interação com as opções de menu. Por exemplo, quando um objeto é identificado pela câmera, transforma o ambiente em um ponto de acesso com informações específicas sobre o contexto dele.

Durante o Intel Developer Forum, a demonstração ocorreu simulando uma cozinha. O OASIS poderia ser usado para controlar o alimento na despensa ou no congelador, além de permitir a manutenção das listas de compras para a casa, de acordo com a quantidade de unidades disponíveis.

Também é possível saber se você deixou algo fora da geladeira ou no freezer por muito tempo, como também a possível queda de um produto. (veja o vídeo abaixo)

 

O objetivo é fazer com que este tipo de análise de objetos em terceira dimensão (3D) e tecnologia de rastreamento seja executável em tempo real por um processador de baixo custo. Na demonstração que vimos, um laptop Pentium estava rodando a interface do software OASIS. 

Outro aspecto importante desta tecnologia é que ela será capaz de rodar em qualquer superfície - tudo que você tem a fazer é instalar a unidade em seu teto ou na parte inferior dos armários de sua cozinha.

É uma tecnologia que não estará disponível em breve, mas é um fragmento do que os laboratórios de pesquisa da companhia estavam trabalhando, em conjunto com o departamento de engenharia e ciência da computação da Universidade de Washington e a escola de design da mesma universidade.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar