Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GARTNER APONTA 10 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE TI

10/09/2010

Em uma prévia do que será discutido em simpósios de gestão de TI pelo mundo, a consultoria Gartner divulgou uma lista com as 10 principais forças que mais vão impactar o futuro do mercado de terceirização e serviços de TI.

Segundo o vice-presidente de pesquisa da Gartner, Benjamin Pring, ?compradores, provedores e investidores do mercado de serviços de TI enfrentam as mesmas forças tecnológicas e lidam com o mesmo comportamento do mercado, mesmo tendo serviços bastante diferentes?. Segundo ele, "essas forças remodelam os fundamentos de como os provedores realizam a entrega e a vendade serviços de TI, ao mesmo tempo em que modifica a maneira de consumo".

Confira a lista com 10 elementos chaves que vão causar impacto no futuro da tecnologia:


Hiperdigitalização

É a manifestação acelerada do impacto gerado por técnicas digitais. Esse termo serve para descrever as partes da economia em que os ?produtos? ou os ?serviços? são de natureza parcial ou integralmente digitais. A participação desse segmento na economia cresce mais que os aspectos físicos da economia. Esse impacto causa conseqüências nas esferas pessoal e social, ao passo que acelera as atividades econômica, comercial e política. As projeções são de que , em 2020, um quarto de todo o PIB seja gerado por atividades digitais.


Globalização
A globalização é a força fundamental que altera a dinâmica de entrega e da competição em praticamente todos os mercados verticais. Ela altera a perspectiva de todos os aspectos do negócio, de parceiros passando por fornecedores, por clientes, atravessa cadeias produtivas e culmina na produção. Todas as organizações deveriam abraçar o conceito de globalização. De maneira similar, as estratégias de TI deve ser globais, o que significa lançar mão das vantagens da TI e derrubar as limitações físicas e passar a usufruir de um contingente de potenciais funcionários munidos do conhecimento tecnológico e inovador.


Consumerization
O termo em inglês se refere não apenas à aceleração das tecnologias orientadas ao consumo e ao comportamento do consumidor, mas trata também da inclusão e da expansão dessas tecnologias nas estratégias de TI das empresas. O comportamento dos consumidores irá decidir sobre a dinâmica de empresas; deverão surgir novas demandas e necessidades que devem, em um ambiente organizacional, ser reconhecidas e assimiladas. O poder de aquisição crescente e o uso da TI no processo de compra irão forçar os setores verticais a adotar novas tecnologias e a criar produtos novos que vão de encontro às expectativas dos consumidores. Cabe aos gestores de empresas avaliar se o modelo antigo vai comprometer o andamento dos trabalhos da empresa neste novo ambiente em que o consumidor faz as vezes de gestor.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar