Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EUROPA FAZ OPERAÇÃO PARA FECHAR SITES DE COMPARTILHAMENTO LIGADOS AO WIKILEAKS

09/09/2010

Autoridades de 14 países derrubaram sites de compartilhamento de arquivos na Europa durante a última segunda-feira (6), em uma operação cujo início foi desencadeado há dois anos, segundo informações dadas pela polícia da Suécia.

Segundo o site Read Write Web, a investigação merece atenção especial porque um dos alvos hospeda partes do site WikiLeaks --responsável pela publicação de documentos sigilosos de governos.

Autoridades, contudo, rechaçam que o site seja o real alvo da investigação, alegando que ela se debruça sobre uma rede pirata conhecida como The Scene or Warez Scene, que agrega 48 sites.

Não se trata do primeiro imbróglio envolvendo o WikiLeaks no país: em agosto, a justiça sueca reabriu uma investigação sobre uma acusação de estupro contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

A decisão revertia sentença da procuradora-geral em Estocolmo, Eva Finné, que fechou o caso de estupro pro falta de indícios, mantendo apenas uma denúncia, por outra vítima, de assédio. Finné, por sua vez, havia revertido a decisão de uma instância inferior de investigar a denúncia.

O caso chegou a render uma ordem de prisão contra Assange no último dia 21, retirada pouco depois.

Assange se declara inocente, e diz que a operação foi orquestrada pelos Estados Unidos, em decorrência da divulgação dos documentos sigilosos do país sobre a Guerra do Afeganistão.

CAÇA AOS SITES

Apenas na Suécia, sete locais passaram por buscas policiais (o que incluiu uma universidade). Outras buscas ocorreram na Holanda, Noruega, Alemanha, Reino Unido, República Tcheca, Hungria e Bélgica.

Muitos sites de compartilhamento de arquivos --como o Pirate Bay-- ficaram fora do ar ontem para usuários de alguns países.

Embora tenha sido descartada como alvo principal da investigação, o WikiLeaks não se pronunciou sobre a ação da polícia europeia.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar