Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CANON CRIA SENSOR DE IMAGEM DE 20 X 20 CM

08/09/2010

Depois de impressionar o mercado ao espremer 120 megapixels em um sensor de imagem APS-H, a Canon agora exagera no tamanho anunciando um sensor CMOS 40 vezes maior que o já grande sensor full-frame usado nas D-SLR da empresa  (por sinal, o quadradinho cinza da direita).


O novo sensor mede exatamente 202 x 205 mm e é um dos maiores chips já produzidos a partir de um wafer de 300 mm. Mas, ao contrário do sensor de 120 megapixels, a grande sacada por trás desse novo componente não está na densidade dos pontos e sim no aumento físico dos sensores que formam os pontos de imagem (algo como usar um balde ao invés de um copinho de café para pegar gotas de chuva), permitindo assim que ele seja capaz de capturar imagens em situações com baixíssimo nível de iluminação ? algo como 0,3 lux.  Segundo a Canon, esse sensor é 100 vezes mais sensível que um sensor usado em câmeras convencionais.

Isso faz com que esse sensor seja particularmente interessante para uso em telescópios astronômicos para monitorar o cosmos ou espreitar animais selvagens com hábitos noturnos.

Segundo a empresa, a grande dificuldade em desenvolver um sensor desse tamanho está no desempenho da sua eletrônica responsável pela captura e transmissão de sinais que precisa ser bem elevado que num sensor comum, algo que foi conseguido com o uso de um novo design. Cuidados com a sala limpa minimizaram os problemas de fabricação devido à contaminação por poeira.

 

Mais informações aqui.


 
Fonte: Zumo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar