Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CISCO AVALIA COMPRA DA SKYPE PARA AMPLIAR OFERTA CONVERGENTE

31/08/2010

A Cisco tem manifestado interesse em comprar a Skype antes que a empresa de VoIP líder em seu setor comece a negociar ações em bolsa. Uma aquisição da Skype poderia ou dar a Cisco uma vantagem estratégica contra seus concorrentes ou, talvez, tornar a Cisco um alvo mais atraente para empresas maiores.

Um informe do site TechCrunch sustenta, com base em fontes confiáveis, que a Cisco fez uma oferta para comprar a Skype antes de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A nota acrescenta que ?não tivemos como confirmar o rumor por outras fontes, o que não causa surpresa. Uma empresa em período de silêncio antes de seu IPO fica geralmente mais quieta que o normal?.

A Cisco é um virtual sinônimo de hardware de rede, mas ela também tem expandido seus negócios de forma agressiva além dos roteadores e dos switches. No começo do ano, a empresa completou a aquisição da Tandberg para reforçar sua posição em videoconferência, e é uma das concorrentes líderes na arena das comunicações unificadas.

A Skype ? uma das marcas mais conhecidas em comunicações por VoIP ? poderia fornecer tecnologia e propriedade intelectual de valor à estratégia da Cisco. VoIP é a base das comunicações unificadas, e a Skype poderia dar à Cisco ferramentas úteis para competir com a Microsoft e outros rivais em comuncações unificadas, bem como afastar novos rivais como a Google ? com seu serviço Gmail Google Voice.

Tempo de comprar
Dito isso, as vantagens estratégicas potenciais da Skype poderiam não ser as únicas para a Cisco. Nas duas últimas semanas, a Intel comprou a empresa de segurança McAfee e a empresa de tecnologia wireless Infineon. A HP e a Dell protagonizam um impasse insano com sucessivas ofertas pela empresa de armazenamento virtual na nuvem 3PAR.

A tecnologia parece sair de um ciclo de explosão de startups para outro de consolidação de indústrias. Startups são compradas e empresas maiores somam forças. O setor de tecnologia parece estar no meio de uma onda de fusões e aquisições, e a Cisco poderia ser uma compra ainda mais atraente.

Há um número de grandes empresas de tecnologia com dinheiro para comprar a Cisco, e o potencial de integrar produtos e serviços Cisco. Microsoft, IBM, Apple, Google, Intel, HP e Oracle encabeçam a lista de interessados na empresa, e para uns o negócio tem mais sentido estratégico que para outros.

Ainda é difícil saber se uma compra da Skype pode expandir produtos e serviços da Cisco e deixá-la à frente dos rivais de VoIP e de comunicações unificadas, ou se é um meio de fortalecer o valor estratégico da Cisco como um alvo de aquisição. O certo é que a temporada de compras em tecnologia vai continuar por algum tempo.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar