Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

KICKSTARTER, O CROWDSOURCE DOS EMPREENDEDORES

31/08/2010

Todo mundo tem uma ou duas boas ideias de negócio que gostaria de tocar se tivesse apoio financeiro para transformá-las em realidade. Foi pensando nisso que surgiu, nos Estados Unidos, o Kickstarter.com. Um site onde as pessoas podem expôr suas ideias e solicitar o financiamento em troca de uma recompensa mais tarde (a cópia assinada de um CD, uma obra de arte personalizada, um telefonema ou apenas um ?muito obrigada?).

Pois bem, foi lá no Kickstarter.com que os quatro estudantes da Universidade de Nova York levantaram recursos, em poucos meses, para o lançamento, dia 15 de setembro, da Diaspora, rede social open-source que desafia o Facebook com a proposta de cuidar, de fato, da privacidade de seus usuários. Os meninos levantaram 200.642 dólares, de quase 6.500 pessoas.

Outro projeto financiado a partir do Kickstarter foi o documentário? The Pirate Bay ? Away From Keyboard?, de Simon Klose, lançado na última sexta-feira. Já arrecadou 23.816 dólares, dos 25 mil pretendidos, e ainda tem 28 dias para conseguir o restante.

A beleza de tudo isso é que o próprio Kickstarter ainda está em fase de testes. O usuário define as recompensas, o projeto da campanha, especifica uma data (até três meses) para obter o financiamento, e um passo-a-passo de como pôr a ideia em prática. Os administradores do site ficam com 5% do valor do financiamento obtido.

É proibido pedir dinheiro e oferecer um retorno financeiro. E pedir financiamento para a caridade, ou para qualquer tipo de despesas de negócio, como aluguel.

Quer experimentar? Trate de abrir uma conta bancária nos Estados Unidos e ter um endereço local. Por enquanto, o site de restringe a projetos realizados em território americano. Mas há planos de expandir a operação para todo o mundo, em breve.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar