Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MICROSOFT LIBERA ATUALIZAÇÃO PARA FALHA QUE ATINGE MAIS DE 40 PROGRAMAS

27/08/2010

Uma falha no programa iTunes, descoberto meses atrás pela empresa de segurança Acros, permite que um criminoso execute um arquivo malicioso remotamente para violar computadores. O problema foi corrigido, mas há brechas semelhantes nos sistemas de pelo menos outros 40 programas fossem anunciadas pela empresa Rapid7, também especializada em segurança.

A falha em questão está ligada a arquivos do tipo DLL, do Windows, usados como base de funcionamento por vários programas.

O que acontece é que quando um usuário roda um programa qualquer, ele procura arquivos DLL na pasta em que foi instalado. Se esse programa ou arquivo for executado diretamente na internet, ou seja, "na nuvem", ele irá procurar um arquivo DLL numa pasta que pode ter arquivos infectados com vírus ou outros malwares.

Programas populares como o Firefox, o reprodutor de música e vídeo VLC e o PowerPoint estão na lista de vulnerabilidade. O problema do iTunes já foi resolvido.

Como cada programa executa diferentes arquivos DLL, cada um terá que ser corrigido individualmente.

A Microsoft anunciou uma atualização para que o risco gerado pela falha seja reduzido. É uma modificação no registro do Windows, que vai cancelar a procura do sistema por DLLs na pasta de onde o aplicativo foi instalado e também vai bloquear aplicativos de carregarem DLLs na nuvem. Alguns programas podem parar de funcionar por causa disso, segundo a própria companhia.

A atualização está disponível no site oficial da Microsoft. O usuário pode, dessa forma, especificar o caminho para o arquivo DLL necessário para rodar o programa, ou permitir que o sistema ignore certos diretórios, impedindo a busca aleatória pelos arquivos.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar