Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COM 254 MIL VISITANTES, GAMESCOM FIRMA-SE COMO PRINCIPAL ATRAÇÃO DA EUROPA

24/08/2010

Realizado de 18 a 22 de agosto, a edição de 2010 da feira alemã Gamescom fechou com um público de 254 mil visitantes, pouco mais que os 245 mil que apareceram em Colônia no ano passado.

A organização ainda relata que, neste ano, o evento teve 505 expositores de 33 países, outro crescimento em relação a 2009, quando a Gamescom recebeu 458 expositores de 31 países.

Assim, a Gamescom chega a seu segundo ano como a principal atração de games da Europa. O evento foi concebido em função de críticas à Games Convention, que era realizado em Leipzig - a cidade não teria infraestrutura de hotéis e transportes para um evento de grande porte, reclamavam as principais companhias.

Com o apoio das principais fabricantes de consoles e editoras ao evento de Colônia, uma cidade mais bem preparada para receber grandes públicos, a Games Convention mudou de foco: transformou-se num evento dedicado a games online.

Voltado ao público

Para quem acompanhou a E3, realizada nos Estados Unidos em junho, a Gamescom não trouxe muitas novidades. Porém, para os europeus, foi a oportunidade para testar ao vivo os grandes lançamentos deste ano.

Como na E3, os grandes destaques foram os novos controles de gestos para Xbox 360 e PlayStation 3 - Kinect e Move, respectivamente. Este, aliás, foi eleito pelo júri da feira como o melhor acessório da Gamescom.

Divulgação
 
Uma ausência sentida foi a do Nintendo 3DS, portátil com tela que exibe imagens em 3D estereoscópico, mostrado ao público pela primeira vez na E3.

Entretanto, os consoles da Nintendo não ficaram sem novidades: a THQ apresentou o uDraw, um dispositivo que permite controlar o Wii com uma caneta e uma mesa. Trata-se de um acessório que traz uma superfície sensível ao toque, cuja utilização primordial é em aplicativos de desenho e pintura.

Pelo lado da Microsoft, foi mostrado, além do Kinect, o Windows Phone 7, que vem para ser o terceiro pilar da Live, junto com o PC e Xbox 360. A companhia pretende concorrer no acirrado mercado que já tem iPhone e o Android com uma gama de jogos de peso, que inclui "Crackdown 2: Project Sunburst", "Castlevania", "Assassin´s Creed" e "Guitar Hero 5".

Já a Sony, cuja marca é muito forte na Europa, anunciou em conferência dois novos pacotes do PlayStation 3, com mais espaço em disco rígido. Aliás, o de 320 GB vem com o PlayStation Move, ao preço de US$ 399 nos Estados Unidos. Ainda, anunciou "Ratchet & Clank: All 4 One", com modo cooperativo para quatro jogadores, e confirmou "Resistance 3". Também mostrou novidades de "Gran Turismo 5", como o editor de pistas e um modo com karts - de quebra, ainda levou o prêmio de melhor jogo da Gamescom.

Concorrência

Velhas rivalidades se acirraram na Europa. A Activision revelou todas as canções de "Guitar Hero: Warriors of Rock" e, intencionalmente ou não, "Rock Band 3" teve seu set-list vazado, com direito a uma videorresposta bem humorada da produtora Harmonix.

Pelo lado futebolístico, "Pro Evolution Soccer 2011" e seu Master League online sai um dia antes de "FIFA 11", que tem como principal novidade um multiplayer online para até 22 jogadores simultâneos - ou seja, até os goleiros são controlados pelos usuários.

E teve um novo round do confronto entre Capcom e Namco, companhias que produzem games de luta que trazem personagens de "Tekken" e "Street Fighter".

A Gamescom de 2011 está prevista para acontecer entre 17 e 21 de agosto.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar