Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HD EXTERNO DA SEAGATE É VERSÁTIL E RÁPIDO NA DUPLICAÇÃO DE DADOS

23/08/2010

Com a maioria dos discos rígidos (HDs) externos, você nunca tem realmente muitas portas. Claro, é ótimo que o modelo My Passport for Mac, da Western Digital, seja rápido e relativamente barato, mas a maioria das pessoas precisa de uma unidade mais flexível, como o eGo Mac Edition de 500GB, com seu suporte para FireWire 400 e 800.

No entanto, os discos rígidos FreeAgent Go Flex Ultra-Portable, da Seagate, avaliados por Macworld,  podem mudar o cenário atual, uma vez que esses aparelhos não suportam um tipo específico de transferência de dados. Se tudo que você precisa é conectividade padrão USB 2.0, o GoFlex 500GB traz isso, junto com alguns elegantes softwares de backup para complementar o negócio. O drive também pode suportar conectividade para FireWire 800, eSATA e até USB 3.0, apesar do último padrão ainda não ser comum para os usuários de Mac.

A Seagate realiza isso com o dock traseiro do GoFlex, um adaptador destacável que vem incluso com o cabo de conexão de sua escolha. Por um lado, isso é algo realmente muito inteligente, uma vez que a interface do drive é essencialmente uma "lousa em branco"; além do adaptador USB 2.0, você só está adicionando o que você quer pagar.

Se você tem um Mac Pro com um cartão add-on eSATA disponível, tudo que você precisa comprar além do GoFlex é o cabo de upgrade eSATA (20 dólares nos EUA). Se você tem qualquer um dos Macs mais novos, pode comprar apenas o adaptador FireWire 800 (40 dólares nos EUA) e resolver com isso.

Outro recurso bem-vindo do GoFlex é a sua habilidade de funcionar em computadores Mac e Windows de forma eficiente. Quando você roda pelo set-up automatizado do drive, o software sugere opções para o modo como você deseja que ele funcione: apenas Mac, apenas PC ou Mac e PC.

goflex1.jpg

Pequeno e poderoso: GoFlex apresentou ótimos resultados nos testes de cópia e duplicação de dados

Esse é um recurso muito importante, uma vez que o GoFlex é pré-carregado com um driver NTFS compatível com Macintosh ? então os usuários de Apple poderão ler e gravar em um GoFlex formatado com NTFS.

Se você formatar o GoFlex como um drive NTFS por alguma razão (como precisar compartilhar dados constantemente entre um PC e um MacBook Pro), a ferramenta embutida Paragon NTFS for Mac te dá uma maneira de fornecer uma troca de dados de dois lados entre os dois computadores, mesmo com os seus sistemas de arquivo separados não sendo diretamente compatíveis.

O pacote de software da Seagate inclui o Seagate Diagnostics, o já mencionado Paragon NTFS for Mac e o Memeo for Mac, um aplicativo de backup que basicamente age como uma versão em miniatura do Time Machine. Mesmo que você não precise do software, é uma boa aquisição. Importante saber: não delete esses aplicativos (ou o kit de instalação do disco rígido) a não ser que você esteja absolutamente certo de que não precisa deles.

Recuperando as versões Mac dos softwares exige que se entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Seagate. Isso parece um pouco injusto, especialmente se pensarmos que as versões para PC do pacote de programas do GoFlex podem ser baixadas diretamente do site da fabricante.

Felizmente, o GoFlex também é ultraportátil como diz o seu anúncio. Com o adaptador traseiro anexado, a coisa toda pesa cerca de 150 gramas e cabe facilmente no bolso da sua calça ou casaco. Além disso, ele possui medidas que fazem jus ao seu anúncio: 11,1cm por 8,1cm por 1,4 cm.

Irritantemente, o GoFlex se une a vários outros aparelhos com a popular cobertura plástica lustrosa, que marca toda impressão digital e partícula de pó que esteja próxima.

Nossos testes no laboratório mostraram que le é incrivelmente rápido como um aparelho USB 2.0. Na verdade, o GoFlex é um dos discos externos mais rápidos que já testamos (portátil ou não) em duas categorias separadas: velocidade de cópia e duplicação de dados.

Usando o padrão do Macworld Lab com um Mac Pro com Snow Leopard, nós registramos uma velocidade média de cópia do GoFlex de 37 segundos por cada 1GB de dados, o que derrota os concorrentes.

Mesmo os drives RAID e SSD (disco de estado sólido) que já revisamos até o momento não alcançaram essa marca: o EZQuest Thunder RAID alcançou 40 segundos e o menor, iStoragePro iT1 Dock, marcou 41 segundos. Em uma comparação mais próxima, o também portátil Rikiki, da LaCie, alcançou a marca de 42 por 1GB.

Em nossos testes de duplicação, o GoFlex clonou uma pasta de 1GB em apenas 60 segundos. Apenas o Starck Mobile Hard Drive, da LaCie, e o DataDock chegaram próximos disso, com cada um chegando a 65 segundos.

Infelizmente, discos rígidos externos que se sobressaem em uma área normalmente falham em alguma outra, e julgando pelo nosso teste com o Photoshop, o GoFlex não é uma exceção à regra. Após alguns testes, o aparelho alcançou um resultado geral de dois minutos e 55 segundos (totalizando 175 segundos), o que é desapontador, especialmente se considerarmos que alguns aparelhos como o Mercury On-the-Go da OWC e o eGo Mac Edition da Iomega podem fazer essa tarefa em cerca de 90 segundos.

Finalmente, no teste AJA System o GoFlex alcançou marcas bastante aceitáveis de 28.1MBps em velocidade de gravação e 36.8MBps em velocidade de leitura ? bastante padrão para USB em drives externos.

O GoFlex 500GB está disponível nos Estados Unidos nas cores preto, azul, vermelho e prata. Existem também versões de 320GB, 750GB e 1TB. Macworld Brasil entrou em contato a assessoria da Seagate no País, que afirmou que o produto deve ser lançado no país até o final deste ano.

Conselho de compra da Macworld
O FreeAgent GoFlex da Seagate é tanto um investimento para o futuro quanto uma compra tentadora para o consumidor ligado em tecnologia. O custo adicional dos cabos de upgrade opcionais irão obviamente aumentar o preço, dependendo do tipo de conexão escolhida. No entanto, como um aparelho de armazenamento de dados brutos, o GoFlex alcança ótimas velocidades, possui um design simples e flexibilidade suficiente para se tornar um disco rígido que vai ficar com você por muitos anos.
 
 
 
 
 
Fonte: MacWorld Brasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar