Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SISTEMA DE CONQUISTAS PREMIA FAÇANHAS E ESTENDE VIDA ÚTIL DOS GAMES

23/08/2010

Jogar games de música com a guitarra invertida, acabar um jogo cinco vezes em 24 horas, suar para recolher itens secretos. Qual a motivação de tais feitos nos videogames? São as conquistas, que garantem medalhas e pontuações extras, estendendo a vida dos jogos e aumentando a interatividade em comunidades virtuais.

As conquistas têm vários nomes nas redes on-line de games, como "trophies", "achievements" ou "badges". Há as conquistas obrigatórias, liberadas conforme o avanço no jogo, e as extras, que suscitam novas maneiras de jogar.

Carlos Cecconello/Folhapress
´O
O estudante Felipe Mattos, 23, mostra suas medalhas obtidas pelo sistema de "achievements"

Felipe Mattos, 23, estudante de engenharia, coleta conquistas na rede Live, da Microsoft, com seu Xbox 360. Felipe explica: "Geralmente, quanto maior a dificuldade de completar certa tarefa, maior a pontuação obtida".

Desenvolvedoras de jogos aproveitam as conquistas e as integram nas comunidades virtuais. Tanto na rede Live como na PSN, da Sony, a atividade dos jogadores é registrada, contabilizando pontos e gerando rankings.

"Alguns achievements demonstram seu estilo de jogo, o que é útil para conhecer o perfil dos jogadores", diz Felipe. "Outra motivação é o prazer de tirar sarro do amigo que não consegue de jeito nenhum determinado achievement. E sim, também fazem isso comigo", completa.

CONFIRA ALGUMAS CONQUISTAS CURIOSAS

MR. PERFECT (Megaman 10) Terminar o jogo sem sofrer dano algum

PLATINUM ARTIST (Rock Band 2) Finalizar lista de 84 músicas no modo difícil, com pontos extras se não houver pausa

7-DAY SURVIVOR (Dead Rising) Sobreviver por sete dias (quase 17 horas de jogo) sem salvar e perdendo energia constantemente .
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar