Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTERNET MÓVEL A 50 MBPS É REALIDADE NA SUÉCIA

18/08/2010

Um teste feito na rede LTE (Long Term Evolution) ? tecnologia 4G de conexão à Internet ? da TeliaSonera em Estocolmo, na Suécia, mostra o que a nova geração da mobilidade tem de melhor  quando usada a 2,6 GHz: uma velocidade de até 59,1 Mbps (bits por segundo). O problema é que o sistema expôs suas falhas quando requisitado em um ambiente fechado.

A velocidade que a LTE e outras tecnologias de conexão móvel podem oferecer ao usuário depende de diversos fatores, desde a frequência que o operador utiliza à quantidade de espectro que ele consegue manusear.

No caso, a TeliaSonera usa dois canais de 20 MHz ? um para download e o outro para upload ?, enquanto a Verizon Wireless planeja oferecer só metade disso. Ou seja, pelo menos no papel, sua rede vai ter metade da capacidade da empresa sueca. No entanto, a banda de sua rede será de 700 MHz em vez de 2,6 GHz, o que lhe dará maior poder para o uso em domicílios. A melhor alternativa para uma operadora, como se vê, seria prover tanto uma frequência de banda alta como uma baixa, algo que algumas empresas da Alemanha pretendem garantir.

Na última sexta-feira (13/8), equipado com um Sony Vaio Z e um modem da Samsung modelo GT-B3730, circulei pelas ruas do centro de Estocolmo. Segundo a TeliaSonera, nas melhores das condições a sua rede LTE deveria oferecer uma velocidade de download de 80 Mbps. Pois bem: usando o site Bredbandskollen, medi o desempenho da conexão em uma dúzia de lugares.

Velocidade
Comecei a empreitada no escritório da IDG na Suécia, e logo fiquei desapontado com apenas 9,6 Mbps. Felizmente, esse foi o pior momento da LTE. Na primeira parada em um ambiente externo (um pátio de um restaurante bem próximo a onde estava), a velocidade de download subiu para 59,1 Mbps. Em outros dois locais, consegui banda superior a 50 Mbps, sendo que em um deles baixei um arquivo de 407 MB em incríveis 2minutos e 30 segundos. 

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar