Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMITÊ APRESENTA PRIMEIROS RESULTADOS DO CENSO DA WEB BRASILEIRA

18/08/2010

O CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), em conjunto com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), apresentou nesta terça-feira (17) os primeiros resultados do projeto "Censo da Web.br".

Após o mapeamento que encontrou 2,17 milhões de nomes de domínios registrados sob a terminação ".br" no fim de julho, os resultados da primeira etapa traçam um retrato governamental da rede.

O estudo identificou 18.796 dos domínios como pertencentes ao governo (terminação ".gov.br"), segundo relatório apresentado pelo NIC.br.

As tecnologias baseadas em software de código aberto são utilizadas por mais de 60% dos sites do governo coletados, enquanto o restante faz uso de plataformas proprietárias.

Na análise feita quanto aos padrões de acessibilidade do W3C (Consórcio World Wide Web), que levam em conta a facilidade de acesso para os usuários, apenas 5% não apresentaram erros.

Também foi realizada uma avaliação da aderência aos padrões WCAB (Web Content Acessibility Guidelines), que definem como tornar as páginas acessíveis a pessoas com deficiências. As páginas em desacordo com os padrões somaram 98% do total.

O projeto "Censo na Web.br" pretende traçar um perfil completo da rede no Brasil, primeiro país a realizar esse levantamento.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar