Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TSE ANUNCIA INÍCIO DO PROCESSO PARA LACRAR URNAS ELETRÔNICA

17/08/2010

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa, na próxima semana, a realizar a lacração e a auditoria dos programas que vão rodar na urna eletrônica, que será usada nas eleições deste ano. O trabalho acontece mais de um mês antes da votação, com o intuito de demonstrar aos partidos a segurança do sistema eletrônico brasileiro.

O processo acontece depois de análises dos programas utilizados na urna eletrônica pelos partidos políticos, Ministério Público (MP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para o pleito deste ano, a lacração dos sistemas começará no próximo dia 24/8, às 18h30, e se encerrará no dia 2/9, no auditório da Corte, em Brasília (DF).

Aberto ao público, o evento tem como objetivo mostrar à sociedade, aos representantes de partidos políticos, da OAB e do MP a segurança no processo eleitoral. No processo, a urna eletrônica é lacrada digitalmente, após receber uma assinatura digital, que assegura a autenticidade do programa, ou seja, confirma que o programa tem origem oficial e foi gerado pelo TSE.

Outra medida prevista na legislação eleitoral para assegurar a confiabilidade dos sistemas é a realização de auditorias, por parte do público externo, antes, durante e depois das eleições.

Para as eleições de 2010 serão utilizadas 450 mil urnas - 187 mil delas novas -, que serão distribuídas em 400 mil pontos de votação pelo País.
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar