Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORA COLETA 250 MIL DADOS PESSOAIS DESPROTEGIDOS NA WEB

05/08/2010

A pesquisadora Sabina Datcu, da BitDefender, divulgou que foi capaz de recolher um total de 250 mil dados de usuários como logins, endereços de e-mail e até mesmo senhas ao navegar pela web. Destes, 87% pareciam permitir acesso às contas de rede social, como o Facebook, além de mostrar que 75% poderiam ser usados para contas pessoais de e-mail.

Não se sabe como os dados foram recolhidos, nem com quantas contas individuais essas informações têm relação. No entanto, ela foi capaz de descobrir a maioria dos dados usando informações armazenadas em sites colaborativos, como blogs e Torrents.

A descoberta tem escala bem menor que a dos 100 milhões de URLs de contas do Facebook encontradas e  publicadas pelo pesquisador Ron Bowes. Mas o fato de que é possível colher senhas dos internautas na web salienta que os usuários de redes sociais estão vulneráveis à ataques maliciosos na web.

Com base nos dados de Bowes, o próximo passo teórico seria hackear as contas do Facebook usando uma ferramenta de software para conseguir acesso. É impossível saber qual seria o sucesso desta prática, mas uma recente pesquisa da companhia de segurança Imperva sugere que os usuários costumam usar senhas triviais, o que torna até discutível a necessidade de ferramentas de software.

"Esses resultados alarmantes deveriam fazer os usuários tomarem ciência de que uma senha para o e-mail ou conta de rede social é tão importante quanto incluir uma trava de segurança na própria casa", declarou ela.

"Os usuários de redes sociais estão mais expostos do que acreditam. Não só seus nomes e informações confidenciais podem ser acesasdos, como também, com algum esforço, suas senhas", alertou Dactu. 

 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar