CRIPTOGRAFIA QUÂNTICA PODE AUMENTAR SEGURANÇA EM COMUNICAÇÕES MILITARES

04/08/2010

A criptografia quântica baseada em posição é uma descoberta que poderia levar a comunicações mais seguras, especialmente entre aparelhos usados em satélites e bases militares, segundo uma nova pesquisa. Sua única credencial seria a posição geográfica de uma das partes.

?Há muitas aplicações para a criptografia baseada em posição?, afirma o professor Rafail Ostrovsky, cientista de computação e pesquisador da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA). ?A nova descoberta aqui é como trocar uma chave de criptografia usando física quântica.?

Ostrovsky é coautor do artigo ?Position-based Quantum Cryptography?, que será apresentado no 51.º Simpósio Anual IEEE em Fundamentos da Ciência da Computação, agendado para outubro em Las Vegas (EUA).

O artigo resgata pesquisas teóricas em matemática e criptografia baseada em física quântica para mostrar que é possível oferecer uma segurança melhor que a de métodos tradicionais de criptografia e localização baseada em triangulação.

Chaves quânticas
A
criptografia quântica faz uso de sistemas quânticos para realizar tarefas criptográficas, e o que Ostrovsky e seus colegas pesquisadores propõem é um fundamento teórico para enviar bits quânticos para estabelecer um protocolo de troca de chaves baseado apenas na localização.

A ideia, explica Ostrovsky, é ser capaz de determinar localização no espaço tridimensional para se comunicar com segurança apenas com o aparelho que estiver lá. Ele ressalta que a pesquisa feita no ano passado mostrou que as técnicas clássicas de triangulação com criptografia clássica não são confiáveis em termos de segurança e podem ser bisbilhotadas por um inimigo.

Fonte: IdGNow