Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

E O SMS COMEMORA HOJE 25 ANOS. ACREDITE!

04/08/2010

A título de curiosidade, em junho de 1985 os pesquisadores Friedhelm Hillebrand, Ghillebaert Bernard, e Silaban Oculy, do grupo de pesquisa franco-alemão que trabalhava na norma GSM, conseguiram a aprovação da especificação do SMS (Short Message Service), que passou a ser considerado a partir de então um serviço possível para o novo sistema celular digital.

Inicialmente, as mensagens foram limitadas a 128 bytes, passando mais tarde a usar 140 bytes, ou 160 caracteres de 7 bits, para que coubessem em formatos existentes de sinalização e usassem um canal de rádio secundário que já existia nas redes móveis.

Só sete anos mais tarde, em 3 de dezembro de 1992, a primeira mensagem de texto que se tem notícia (?Feliz Natal?) foi enviada através da rede GSM comercial da Vodafone no Reino Unido. O autor? Neil Papworth, do laboratório de pesquisa e desenvolvimento do Sema Group, que utilizando um computador pessoal enviou o texto para o celular de Richard Jarvis, da Vodafone. O primeiro SMS escrito diretamente em um telefone celular foi enviado um ano depois, na Finlândia, usando um aparelho Nokia.

6a00d8341c630a53ef011570645018970b-800wiFriedheldm Hilebrand (foto) decidiu não registrar a patente do SMS. Mas registrou a história da sua invenção no livro Short Message Service (SMS): The Creation of Personal Global Text Messaging.

Hoje o envio de mensagens de texto pelo celular é a prática mais comum entre os jovens de de 12 a 17 anos. Só nos Estados Unidos, a média de torpedos trocada entre os adolescentes por dia é de 50 mensagens. São 1.500 mensagens por mês. A mania do SMS é mais comum entre as garotas, que chegam a trocar 80 mensagens por dia. Os meninos registram uma média de 30 torpedos diários. Como aqui, o hábito entre os adultos norte-americanos é bem menor ? 10 mensagens diárias, segundo pesquisa da consultoria Pew Internet and American Life Project.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar