Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ÁUDIO 3D É APOSTA NO MERCADO DO SOM

02/08/2010

Fazer com que o usuário se sinta dentro da cena que está assistindo. Além de ser o trunfo das TVs 3D, a máxima guia engenheiros que fazem pesquisa na área de som. Surge, então, o áudio 3D.

O som que dá a noção tridimensional pode ser de dois tipos: o surround e o binaural.

O surround é usado tradicionalmente nas salas de cinema e alguns aparelhos de home theater tentam reproduzí-lo. Mas o binaural parece dar uma noção maior de imersão na cena.

Rodrigo Capote/Folhapress
Dummy Head, microfone que proporciona efeito de áudio tridimensional, no estúdio da Comando S Áudio
Dummy Head, microfone que proporciona efeito de áudio tridimensional, no estúdio da Comando S Áudio

Pensando nisso, a produtora de som Comando S Áudio investiu na área adquirindo o microfone Dummy Head. O aparelho é uma espécie de cabeça de madeira e outros materiais que simulam a caixa craniana com microfones posicionados no local em que ficam os ouvidos. Assim, o som é captado da mesma maneira como ele é recebido pela cabeça humana.

Os microfones acoplados não são quaisquer. Eles foram fabricados de acordo com um estudo da percepção auditiva humana, segundo Marcelo Cyro, engenheiro de som da Comando S Áudio.

A sensação de profundidade do som é criada a partir da interação entre as ondas do som produzidas ao redor. Quando essa interação é captada na mesma posição dos ouvidos, o resultado final de imersão impressiona.

Um porém da tecnologia é que só pode ser conferida em sua totalidade com o uso de fones de ouvido.

EXPERIMENTE

Estudos e experimentos sobre o áudio binaural já ocorrem há alguns anos. Ouça dez áudios gravados com o uso da técnica (lembre-se dos fones de ouvido!) em bit.ly/binaudio.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar