Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL INVESTE EM TECNOLOGIA DE FEIXES DE LUZ PARA MAIOR TRANSFERÊNCIA DE DADOS

29/07/2010

Nesta terça-feira, 27/07, a Intel anunciou que desenvolveu um protótipo de pesquisa que se utiliza de feixes de luz para transmitir os dados para dentro e fora dos computadores. De acordo com nota divulgada à imprensa, a tecnologia poderia substituir o uso de elétrons e cabos de cobre na transferência de dados a uma velocidade de 50 gigabits por segundo, o que equivaleria à transferência de um filme inteiro em HD por segundo. Ela também conseguiria alcançar distâncias maiores do que os cabos de cobre.

Justin Rattner, CTO da Intel, considera o protótipo um gigantesco avanço tecnológico, uma vez que os cabos de cobre estão atingindo o seu limite e transferir dados a 10Gbps ou mais por esses cabos esta cada vez mais difícil.

A Intel espera aumentar a velocidade da conexão ótica para 1Tbps à medida que aumentar o número de canais para melhorar a transferência de dados e o próximo passo é implementar a tecnologia em seus chips. A empresa espera ainda levar a tecnologia aos grandes mercados, como PCs, servidores e aparelhos móveis  até o meio desta década. 

Companhias como a Oracle e a IBM já estão evolvidas em pesquisas na área de tecnologia fotônica.
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar