Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL APRESENTA PROTÓTIPO DE ´COMPUTADOR ÓPTICO´

28/07/2010

A Intel anunciou hoje, 27/7, que desenvolveu um protótipo de pesquisa que usa feixes de luz para carregar dados para dentro e fora do computador com velocidades de 50 gigabits por segundo. Os pesquisadores da Intel disseram que a tecnologia ótica poderia basicamente substituir o uso de elétrons e cabos de cobre na transferência de dados. A velocidade é "equivalente a um filme inteiro em alta definição (HD) sendo transferido por segundo", disseram os pesquisadores.

A tecnologia também será capaz de carregar dados por distâncias maiores do que conseguem os cabos de cobre, informam os pesquisadores da Intel.

O CTO da Intel, Justin Rattner, caracterizou o protótipo de pesquisa como um gigantesco avanço uma vez que os cabos de cobre estavam atingindo seus limites. Existe uma abundância de dados que precisam ser movidos, e transferir dados a 10Gbps ou mais por cabos de cobre está se tornando um desafio. Mesmo que os dados pudessem ser transmitidos por cabos de cobre a essa velocidade, existem problemas com as distâncias máximas para cada conexão.

A conexão ótica resolve esse problema ao permitir transferências de dados a velocidades muito mais altas, e sobre distâncias maiores, disse Rattner em uma conferência sobre a tecnologia.

?A tecnologia fotônica nos dá a habilidade de mover essas grandes quantidades de dados por uma sala...de maneira econômica?, afirmou Rattner. A tecnologia fotônica poderia potencialmente aumentar a velocidade de transferência de dados em PCs ou aparelhos portáteis, disse.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar