Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ALTA DEFINIÇÃO É VEDETE DE FILMADORAS

12/07/2010

Na carona dos televisores Full HD, fabricantes de filmadoras apostam em imagens em alta definição para aumentar sua fatia do mercado.

Grandes empresas, como Sony, Samsung, Panasonic e JVC, lançaram filmadoras que captam imagens em 1.920x1.080 pixels de resolução. A Panasonic TM700, por exemplo, é equipada com três sensores para a captação de cores --tecnologia usada em filmadoras profissionais.

Com isso, cada um dos sensores fica responsável por uma das três cores primárias da imagem (vermelho, verde e azul). O resultado: imagens com maior qualidade.

A esperança dos fabricantes é que o consumidor perceba a diferença entre os vídeos produzidos por esses aparelhos.

Difícil será convencer o cinegrafista amador a arcar com o custo desses equipamentos. A TM700 tem preço sugerido de R$ 3.999.

MERCADO

A captação de imagens em alta definição está crescendo. Em 2010, pela primeira vez, as vendas de filmadoras com essa função superaram as das que captam no formato padrão, segundo estudo da Future Source Consulting conduzido em 17 países da Europa, do Oriente Médio e da África.

As câmeras de bolso também ganharam destaque. Elas representaram 35% das vendas de filmadoras no primeiro trimestre de 2010 nos países estudados pela Future Source Consulting.

Parte desse crescimento das câmeras de bolso é atribuído, por analistas da empresa, ao aumento de aplicações on-line que usam vídeos e à "sede por vídeos gerados pelos usuários".

 
Marcelo Correa/Arte Folha
 
Veja a diferença entre algumas das resoluções de vídeo mais comuns
(articleGraphicCaption).
 
 

Apesar disso, eles destacam que essas mesmas razões também alavancam vendas de dispositivos com funções parecidas com as das filmadoras, como celulares e o iPod nano. A ameaça dessa concorrência, porém, não é vista como duradoura.

"A pouca qualidade das lentes e outros sacrifícios associados com dispositivos multifuncionais irão ajudar a reduzir uma ameaça a longo prazo desses aparelhos."
 
 
 
Fonte: FOlha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar