Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

OVI MAPAS OFERECE NAVEGAÇÃO DE GPS MAIS BARATA

07/07/2010

A fabricante de celulares Nokia revela que, por meio de estudos, avalia que a tecnologia utilizada para navegação GPS tem impacto relevante nos custos gerados para os usuários, devido ao tráfego de dados envolvido.

Nas plataformas que utilizam mapas embarcados no aparelho ? modelo usado, por exemplo, pelo Ovi Mapas ?, o processo desde o posicionamento do usuário no mapa, a busca e visualização do destino, o cálculo da rota e a navegação até o local escolhido consome cerca de 200 KB de dados.

Já nos serviços baseados em web, o mesmo processo gera tráfego de dados de aproximadamente 2 MB, ou seja, dez vezes mais. Quando se imagina que um usuário use a navegação GPS, em média, para cinco deslocamentos por mês, o consumo de dados chega a 10 MB ? o que pode gerar gastos de até R$ 400, dependendo do plano contratado. O cálculo tem como base isvalores para acesso à internet avulsa, sem a contratação de planos, divulgados nos sites das principais operadoras do país.

Segundo Vinicius Costa, gerente de marketing de serviços da Nokia, alguns fatores contribuem para que os custos sejam reduzidos em soluções como o Ovi Mapas. ?O uso de imagens vetoriais diminui significativamente o tráfego de dados quando há solicitação de zoom, por exemplo. Isso porque, diferente dos serviços que usam bitmaps, trata-se da mesma imagem aumentada?, informa.

Além do menor tráfego de dados, outra vantagem do Ovi Mapas em comparação aos concorrentes é a navegação por voz gratuita. Em fevereiro de 2010, a Nokia anunciou o lançamento do Ovi Mapas 3.0, que aboliu a cobrança de licenças para o uso desse tipo de serviço, além de ter incorporados recursos adicionais, como compartilhamento em redes sociais, percursos a pé e guias de interesse de reconhecimento internacional e local, como Lonely Planet, Michelin e Apontador.
 
 
 
Fonte: PcMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar