Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VIRTUALIZAÇÃO, SP3, SUPORTE PAGO: OPÇÕES PARA QUEM NÃO VIVE SEM O WINDOWS XP

06/07/2010

Daqui a oito dias ? mais precisamente, em 13/7 ? a Microsoft deixará de prestar serviços de atualização de segurança a dois de seus sistemas operacionais: o Windows 2000 e o Windows XP SP2. Há, no entanto, alternativas para que usuários e empresas possam manter seu nível de proteção, avisa a empresa.

?Estamos mandando avisos, mas o fim do suporte é uma atividade programada?, explica o gerente de produtos para Windows da Microsoft Brasil, Alessandro Bueno. Os sistemas têm suporte por dez anos, e os pacotes de serviço (Service Packs, ou SP), de 12 a 24 meses, conta.

A Microsoft tem como política publicar, na segunda terça-feira de cada mês, um pacote de atualizações para seus sistemas e pacotes de software. Este dia é conhecido como Patch Tuesday.

Assim, pelo calendário da empresa, em 13/7 será a última vez que o Windows XP SP2 terá uma atualização de segurança. Da mesma forma, a data marcará a última atualização de segurança do Windows 2000 ? com a diferença que, para este sistema, o prazo de dez anos se completa e as saídas serão ou a migração, ou o suporte pago.

SP3 como opção
Para os usuários que têm Windows XP SP2 em seus computadores, Bueno aconselha, como medida preferencial, a migração para a última versão do Windows. ?Quem está preparado pode mudar para o Windows 7. Já para quem não está pensando em migrar agora, recomendamos a instalação o quanto antes do SP3?, diz.

O pacote de atualizações SP3 pode ser baixado a partir do serviço online Windows Update, explica o gerente. Para esse Service Pack, a Microsoft garante o fornecimento de atualizações de segurança até 2014. ?A instalação do SP3 sobre um Windows XP com SP2 pode ser feita a qualquer momento, e estará disponível mesmo depois de 13/7?, explica Bueno.

A Microsoft diz ter treinado sua equipe de suporte para ajudar os usuários a instalar o SP3. Além disso, ela criou, em www.windows.com.br/ciclodevida, um site onde fornece detalhes de sua política de suporte e dá opções de atualização. Há ainda um link para que usuários do Windows XP baixem o Service Pack 3.

XP virtual
Em situações nas quais não é possível dispensar o Windows XP, a Microsoft aponta uma saída: a execução da aplicação antiga em Modo XP ? um recurso disponível, por exemplo, no Windows 7 Professional. ?Nesse modo, a aplicação funcionará dentro de um Windows XP virtual, rodando sob o Windows 7?, explica o gerente. No entanto, o recurso exige um PC com hardware habilitado para uso com virtualização.

Já para quem não pode dispensar nem o Windows 2000, nem o Windows XP SP2, a saída ? na necessidade de alguma correção de segurança ? será apelar para o serviço de suporte pago da Microsoft. ?Esses chamados são atendidos pelo número 0800 e oferecem solução caso a caso?, diz Bueno. ?O suporte identifica se há necessidade de um Hot Fix e, se for o caso, uma equipe de desenvolvimento desenvolverá um patch adequado.?

Grandes empresas com contratos de manutenção poderão utilizar as horas de serviço previstas em contrato para a solicitação desse tipo de suporte, esclarece o gerente.

O telefone de atendimento a clientes da Microsoft é (11) 4706-0900, para a Grande São Paulo, e (0800) 761-7454 para outras cidades.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar