Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA E INTEL LIBERAM NOVA VERSÃO DO MEEGO PARA DESENVOLVEDORES

01/07/2010

Nesta quarta (30/6) foi liberada uma nova versão móvel para desenvolvedores do MeeGo, sistema operacional baseado em Linux desenvolvido em parceria pela Intel e Nokia.

O MeeGo combina o software Moblin da Intel com o Maemo, da Nokia, em um sistema de código aberto para netbooks ou smartphones. As fornecedoras já tinham liberado uma versão inicial em maio.

"Esse lançamento marca a união do Moblin e do Maemo, pois houve decisões técnicas e de arquitetura essenciais," escreveram Valtteri Halla e Imad Sousou, do MeeGo Technical Steering Group, em um post no blog do projeto.

O release inclui as APIs (interfaces de programação) do MeeGo, uma interface de usuário de referência e aplicações, incluindo uma barra de status, um iniciador de aplicativos (launcher), teclado virtual, discador, cliente de SMS, browser, agenda de contatos e visualizados de fotos.

Ele também inclui o MeeGo Core OS com componentes de middleware, assim como suporte para Nokia N900 e dispositivos baseados em Intel Atom. 

Os desenvolvedores esperam que a versão final do produto aconteça em outubro. E, na sequência, espera-se que os primeiros smartphones dotados com o sistema já estejam disponíveis no mercado.

A Nokia disse que o N8 seria o último da série N-series a usar o Symbian. No futuro, essa família de smartphones top de linha rodará o MeeGo. Será uma tentativa da atual líder do mercado de combater o avanço do iPhone e dos aparelhos Android.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar