Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

REDE GLOBO ANUNCIA SOLUÇÃO PARA TV DIGITAL RURAL

25/06/2010

Numa iniciativa pioneira no mundo, a Rede Globo desenvolveu uma solução para a TV digital via satélite para atender ao telespectador rural do Brasil. São cerca de 30 milhões de brasileiros que poderão captar a transmissão digital gerada pela emissora. Segundo o diretor de engenharia da Rede Globo, Fernando Bittencourt, não há nada equivalente no mundo.

Essa solução é a alternativa encontrada pela emissora para atender o telespectador que fica impossibilitado (seja por limitações geográficas ou por quaisquer outros motivos) de captar o sinal do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que é terrestre. Mas, para captar o sinal, o usuário rural terá que adquirir um receptor específico, desenvolvido pela Thomson, que custa R$ 600.

Esse receptor captará o sinal digital emitido via satélite tanto pela Rede Globo quanto pelas demais emissoras que o façam, sempre no digital. Mas, por outro lado, o receptor não funcionará em áreas urbanas, ou seja, o telespectador de São Paulo, por exemplo, não conseguirá captar o sinal da TV digital aberta (e terrestre) da Rede Globo com esse equipamento. Segundo Bittencourt, isso acontecerá porque não faz sentido estabelecer uma concorrência do sinal da própria emissora entre as transmissões via satélite (rural) e terrestre (urbana).

O conteúdo da Rede Globo disponível para esse usuário rural será tanto nacional quanto regional. O conteúdo nacional é o sinal gerado pela emissora, originalmente captado em digital, e o conteúdo regional será a produção digital das afiliadas da emissora, também transmitidos para o satélite em sinal digital. A TV digital rural já está disponível no Estado do Rio de Janeiro e em algumas cidades da Região Sul e, até meados do ano que vem, de acordo com o executivo, estará acessível para toda a população rural do Brasil.

iPad

No mesmo evento em que divulgou alguns avanços tecnológicos nesta quarta-feira, 23, o diretor de engenharia da Globo disse que também já está disponível, no iTunes, o aplicativo para iPad e iPhone, que permite assistir, por exemplo, jogos da Copa do Mundo. Mas Bittencourt avisa: o aplicativo não está relacionado com TV digital, ou seja, o aparelho da Apple não é capaz de sintonizar a TV aberta. Por enquanto, é apenas um aplicativo que roda em redes 3G. No Brasil, apenas três fabricantes de celulares oferecem a TV digital no aparelho: a Samsung, a Nokia e a LG.
 
 
 
 
 
Fonte: M&M Online

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar