Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NASA LEVA INTERNET A SEUS ASTRONAUTAS

21/06/2010

Direto do espaço, o astronauta Soichi Noguchi surpreendeu o mundo com as fotos divulgadas em seu Twitpic, ferramenta para publicação de fotos no Twitter.

Regiões do Japão, a cidade de Las Vegas, a mancha de óleo no golfo do México e até uma tempestade se formando no Oceano Atlântico foram registradas e compartilhadas por Noguchi, diretamente da Estação Espacial Internacional.

A internet chegou há pouco tempo no espaço. Mais precisamente, há cerca de seis meses, quando a Nasa (agência espacial norte-americana) atualizou o software disponível para os integrantes da Estação Internacional e liberou conexão sem fio aos tripulantes.

Reprodução
Vídeo publicado pela agência espacial norte-americana no YouTube mostra dia de trabalho no espaço (bit.ly/nasayout)
Vídeo publicado pela agência espacial norte-americana no YouTube mostra dia de trabalho no espaço (bit.ly/nasayout)

O esquema usa os links de comunicação já existentes entre a estação e a base terrestre da Nasa.

O acesso ao computador é complicado, já que ele ocorre nos períodos em que a estação está se comunicando com a equipe na Terra. Nesse momento, os astronautas fazem uma espécie de acesso remoto do espaço a um computador disponível em terra firme. Para isso, são usados um laptop e um touchpad, localizados na estação.

Segundo a Nasa, a ideia de levar a rede ao espaço surgiu para melhorar a qualidade de vida dos astronautas em missões longas. A agência diz acreditar que o serviço diminui a sensação de isolamento no ambiente fechado.

O primeiro tuíte direto do espaço foi do engenheiro T. J. Creamer, mas, antes, a tripulação já arranjava um jeitinho.

ANTES

A atualização de redes sociais dos astronautas antes do novo software era meio rústica. Quem explicou foi o astronauta Mike Massimino, em um tuíte de maio de 2009: "Poderei atualizar o meu Twitter do espaço, se tiver tempo. Eu vou enviar os tuítes por e-mail para a Nasa e eles irão encaminhá-los. Sem promessas, mas vou tentar".

Antes do acesso à rede, tripulantes já usavam e-mail, telefone por protocolo de internet e algumas funções de videoconferência limitadas.

Siga os astronautas em @NASA_Astronauts
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar