Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE TRENDS ? PARE, OLHE, ESCUTE

14/06/2010

Chovia. Deixei o conforto de meu lar, para voltar ao banco de aulas e ouvir quais as novas sobre o SEO. E adivinha com quem encontro lá.

Os jogos da copa do mundo invadiram de uma vez por todas a internet, e o volume de buscas por informações relacionadas é espantoso. Ontem, enquanto a malquista, difamada e volúvel bola era chutada de lá pra cá no animoso clima entre Dieguito e Lagerback, a dupla vuvuzela e jabulani foi comparada na web.

¿E daí?

Daí, que quem não conhece o serviço de pesquisa de palavras-chave Google Trends vai saber como escolher melhor o termo relevante, na decisiva hora de escrever no blog ou na coluna de notícias, de olho na audiência virtual; no tráfego.

Usar o Trends é fácil. Resolve muitas dúvidas
Usar o Trends é difícil. Tricky stuff.

A notícia boa primeiro
Confrontar a busca por dois termos exóticos, como é o caso da vuvuzela e de jabulani é certeiro, porque ? a não ser que existam vários significados para cada uma das palavras ? o volume de resultados vai ser fiel e corresponder aos objetos (bola da copa 2010 e corneta africana, respectivamente).

Resultado de buscas do Google Trends

Jabulani (em vermelho)  tem volume de busca suficiente para concorrer com o termo vuvuzela (linha azul), e passar a frente, no período e região determinados  (2010 no Brasil). A linha embaixo da janela principal indica como as palavras andaram nos canais de notícia. Não é relacionado às buscas e, sim, à ocorrência.

Difícil
Na coluna de notícias de política sobram pautas. A mais relevante para o Google é a presidencial; artigos sobre os candidatos Dilma e Serra fazem sucesso. Entrar para o ramo de política e ranquear legal implica na escolha da keyword certa, right? Ah, o trends resolve, mole.

serradilmadetail
Olha! Azul ? na lata! O departamento de marketing dos dois concorrentes vão a loucura. Uns entram em pânico, os outros abrem a cara champagne, e a decisão de usar o nome do candidato em azul na homepage do jornal nos próximos quatro meses é unânime.

Freia!

Freia, porque ´dilma´ tem probabilidade maior de ser relacionado ao nome da ex-ministra, ao passo que na contagem de volume de busca da palavra ´serra´, o Trends vai incluir as variações que têm esse termo. Serra do Mar, Serra Pelada, serra circular, serra fita etc, vão `poluir` a exatidão na relação entre as popularidades das keywords.
Na cadeira ao lado, e querendo
fazer dinheiro na web, alguém comenta que existe um caso semelhante. Explica que estava otimizando uma homepage corporativa e estava prestes a se lançar no emprego do termo ´seguro`, na promoção dos serviços de corretor de apólices que deixam alguns proprietários de carros mais tranqüilos, quando percebeu o seguinte cenário no Google Trends:

seguroseguros

É uma situação semelhante à dos candidatos, mas nesse exemplo a escolha cai sobre a definição do uso do termo no singular ou no plural. Pesquisar por ´seguro` vai engordar o resultado com queries registradas no Google como ´Porto Seguro´, ´Seguro-Desemprego´ e tantas outras variações.
 
 
 
 
 
Fonte: uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar