Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GMAIL TERÁ A OPÇÃO DE DESATIVAR O MODO ´CONVERSAS´

09/06/2010

A Google parece estar prestes a oferecer a opção de desativar um dos recursos mais polêmicos do Gmail. Chamado de ?conversas? (threads), a ferramenta organiza os emails com o mesmo assunto em uma única pilha, com os mais antigos aparecendo antes. Para a Google, essas mensagens fazem parte de um mesmo diálogo.

Henry Blodget, CEO e editor da Business Insider, e radicalmente contra esse modo de visualização, reportou a intenção na última semana em seu blog. Com o título ?Google alterará o Gmail, adicionando a opção de ?email normal? além da ?conversas??, o texto avisa que, segundo dois executivos da companhia, nos próximos meses a nova configuração estará disponível.

Questionamos o setor de relações públicas da Google sobre o fato e a recebemos a seguinte resposta: ?Estamos sempre aperfeiçoando o Gmail de acordo com os pedidos dos usuários. Um pequeno, mas determinado, grupo prefere a visualização tradicional e ansiamos por lhes oferecer esta opção?

Insisti. Desta vez, perguntamos se a melhor palavra, em vez de ansiar, não seria planejar. Veio o seguinte retorno: ?Preferimos manter a frase como está, mas não há nenhum problema se você entender como algo que está sendo planejado?.

Muita gente odeia essa visualização. Harry McCraken, do Technologizer, explica:

?Ao clicar em um email organizado como uma conversa, as mensagens antigas estão em cima e as última em baixo. Quanto mais penso, menos lógico isso me parece, pois, para ler o novo email, você tem que passar por todos os antigos, ou seja, uma ordem cronologicamente inversa ao da caixa de entrada?

O próprio Blodget já publicou um texto no qual demonstra toda a sua irritação:

?Eu já expliquei, repetidas vezes, como o formato ?conversas? do Gmail fez com que eu perdesse emails muito importantes, como, regularmente, não encontro as mensagens que eu quero, e como me irrito em ter que passar por todas as antigas antes de chegar às mais recentes. Já descrevi como a constante recusa da Google em oferecer a opção tradicional ? e seu argumento de que o modo ?conversas? é melhor ? revela uma profunda fraqueza da companhia, a de reconhecer que os consumidores não são algoritmos?.

Para quem também não gosta do ?conversas?, e está impaciente com a demora do Google em atender os pedidos, Rick Broida, da Computerworld, outro que odeia o recurso, tem uma solução simples: usar o Gmail com um cliente de email para desktop.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar